O Novo Protocolo Digital da Agência Nacional de Mineração já está em vigor

por Instituto Minere em 02/Oct/2019
O Novo Protocolo Digital da Agência Nacional de Mineração já está em vigor

Essa mudança está em consonância com as diretrizes de desburocratização do Governo Federal, estabelecidas pelo DECRETO Nº 8.936, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2016, e é o início da conversão dos serviços prestados pela ANM para o meio digital.

No novo canal de protocolo, a interação do cidadão com os serviços públicos digitais da ANM se dará de forma eletrônica, por meio do Protocolo Digital. Nesse novo formato, o cidadão, pessoa física ou representante de pessoa jurídica, será identificado e autenticado pelo Login Único – acesso.gov.br, ferramenta de autenticação digital única do usuário desenvolvido pelo Governo Federal, associado ao uso do certificado digital compatível com o ICP-Brasil.

Uma vez autenticado e cadastrado, o cidadão poderá selecionar serviços e realizar protocolizações relacionadas a processos minerários diretamente pela internet.

Alguns dos benefícios dessa transformação para os cidadãos são a eliminação da necessidade de deslocamentos para protocolização de documentos, da espera nas filas de atendimento nos balcões de protocolos e de gastos relacionados com impressões e cópias de documentos em papel, trazendo mais segurança, transparência, praticidade e agilidade aos serviços prestados pela agência.

O que é o Protocolo Digital?

A Agência Nacional de Mineração – ANM oferece o mais novo canal de Protocolo Digital para documentos e processos destinados a qualquer unidade da agência. Sem necessidade de deslocamentos, sem filas ou gasto com cópias. Canal único para documentos e processos de assuntos minerários, destinados a qualquer unidade da ANM.

Passo a Passo

1. Obtenha seu certificado digital

           Utilize qualquer autoridade certificadora. Conheça as autoridades certificadoras:

Clique Aqui 

2. Realize seu cadastro no Login Único – acesso.gov.br

          Crie sua conta e obtenha os selos e-CPF ou e-CNPJ:

Clique Aqui 

3. Transição

          Por 1 (um) ano, todos os usuários que já possuem registro no Cadastro de Titulares de Direitos Minerários (CTDM) poderão utilizar o Protocolo Digital por meio da conta do Login Único.

Clique Aqui 

4. Preencha nosso questionário

 Clique Aqui 

Quem pode usar?

O Protocolo Digital estará disponível para quaisquer pessoas físicas ou representantes de pessoas jurídicas interessadas nos serviços da ANM. Para ter acesso, o usuário necessita ter cadastro no Login Único – acesso.gov.br e certificado digital compatível com ICP-Brasil.

Vantagens

  • Praticidade no envio de documentos
  • Agilidade na tramitação
  • Segurança e transparência
  • Economia de tempo e recursos (papel e transporte)

Vídeo Explicativo

Saiba Mais

Fonte: ANM

 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit