ANM eleva risco da barragem da Mina Serra Azul para nível máximo

por Instituto Minere em 14/Mar/2022
ANM eleva risco da barragem da Mina Serra Azul para nível máximo

A ANM (Agência Nacional de Mineração) publicou na sexta-feira (11), uma nova versão de seu boletim de acompanhamento de barragens, referente ao mês de fevereiro, no qual eleva para o nível de emergência 3 a barragem da mina de Serra Azul, da ArcelorMittal, localizada em Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Esse nível de emergência é acionado em uma das duas hipóteses:

1. quando a ruptura é inevitável ou está ocorren

2. quando o chamado 'fator de segurança drenado' estiver abaixo de 1,1 ou quando o 'fator de segurança não drenado de pico' estiver abaixo de 1,0.

No caso da barragem de Serra Azul, o segundo fator provocou a mudança de classificação. Esta reclassificação é resultado da mudança de critérios para determinar o nível de emergência de barragens de mineração, publicada no Diário Oficial em fevereiro, e não por ocorrências recentes na estrutura. A agência alertou que a classificação é dinâmica, podendo mudar a qualquer momento em função de vistorias elaboradas pela empresa.

A ArcelorMittal reforçou que a reclassificação não muda as condições de segurança da barragem de Serra Azul, que permanecem inalteradas desde o acionamento do PAEBM (Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração), em fevereiro de 2019. Segundo a empresa, a estrutura não apresenta risco de ruptura iminente e não há exigência de novas medidas de segurança.

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit