Ebook's:

Abordagem Mine to Mill e o Desmonte de Rochas

Por: Juarez Lopes de Morais

 

O desmonte de rochas por explosivos dentro da cadeia produtiva da mineração deve receber uma abordagem sistêmica. O resultado do desmonte, principalmente o grau de fragmentação, afeta diretamente os processos subsequentes: carregamento, transporte, britagem e moagem. Esta abordagem deve ser aplicada ao sistema de fragmentação de rocha para o complexo mina-usina, “mine-to-mill”

 O grande número de etapas nas operações de lavra e processamento e ainda a complexidade e as inter-relações entre etapas, tornam os processos de tentativa e erro difíceis e caros. A modelagem e a simulação oferecem uma alternativa para obtenção de resultados e para se chegar à otimização global. As etapas das operações de lavra e processamento devem ser identificadas e, posteriormente, devem ser modeladas e simuladas.

 A abordagem “Mine to Mill” busca a ótima distribuição de energia na cadeia produtiva, dentre as energias disponíveis: a energia química dos explosivos e a energia elétrica/mecânica dos equipamentos de cominuição da planta de tratamento de minérios. Logicamente, esta distribuição ótima da energia depende de vários fatores, tais como: tipo de minério, tipos dos equipamentos industriais (britadores, moinhos etc), processo gargalo da cadeia produtiva e até mesmo do valor financeiro agregado ao produto final da mina.

 A recomendação é que a abordagem “Mine to Mill” seja implementada associada as novas tecnologias, principalmente as digitais da indústria 4.0. A utilização das tecnologias e inovações da indústria 4.0, para o controle e monitoramento dos processos produtivos, torna-se cada vez mais uma necessidade do setor. Estas ferramentas contribuem para a melhoria da qualidade dos produtos e para o aumento da competitividade das empresas, permitindo a elaboração de produtos de melhor qualidade ao menor custo.

Porém, para se obter o máximo retorno destas novas tecnologias, as empresas brasileiras devem investir na formação e na excelência dos recursos humanos. O diferencial entre as empresas não será mais o nível tecnológico, pois este estará ao alcance da maioria das empresas, e sim, os recursos humanos. As empresas precisam investir na formação dos seus profissionais, e assim, garantir a excelência dos seus produtos e serviços para se manterem competitivas no mercado.

Este e-book consiste na apresentação de uma metodologia de implementação de um estudo “Mine to Mill”, seguidos de dois cases de sucesso implementados. O primeiro, em uma mineração de cobre e, o segundo, em uma mina de minério de ferro. Este e-book aborda:

- Conceitos e abordagem “Mine to Mill”;

Objetivos e modelo de implementação;

Modelos de simulação do “Blast Design”;

- Tecnologias e recursos recomendados para implementação de um projeto “Mine to Mill;

- Case 1: Estudo implementado na mina do Sossego, visando aumento da geração de finos no desmonte do minério de cobre e aumento da produtividade do moinho SAG;

Case 2: Estudo implementado na mina do Sapo (Minas Rio), com o objetivo de redução da geração de matacões no desmonte de itabiritos compactados, visando aumento da produtividade, utilização e disponibilidade física dos britadores de mandíbulas da britagem primária

 

Faça o Download do nosso Material

© Instituto Minere

by nerit