Ebook's:

e-book Governança Corporativa aplicada a Recursos e Reservas

por Adriana Solé e Marcela Tainã

A importância dos bens minerais para a sociedade é indiscutível, já que boa parte das necessidades básicas do ser humano é atendida por estes recursos. A intensidade do aproveitamento dos recursos minerais de um país é um importante indicador de desenvolvimento social e econômico, pois a disponibilidade destes ativos precisa ser garantida para suprir as demandas da sociedade, criando uma relação direta entre desenvolvimento econômico, qualidade de vida e consumo de bens minerais.

A mineração como indústria de base induz a formação da cadeia produtiva, do processo de transformação de minérios até os produtos industrializados. É uma atividade alavancadora do desenvolvimento econômico de grandes nações, como Canadá, Austrália e Estados Unidos. Quantificando essa importância, segundo dados divulgados pela Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG (março/2019), o impacto econômico da paralisação de parte da atividade minerária – devido ao rompimento das barragens da Samarco e Vale – deve levar o estado a registrar, este ano, um PIB negativo. Considerando o cenário atual de interdição dos complexos minerários, a queda prevista na produção das riquezas em Minas Gerais é de 3,3% para -4,0%. O levantamento aponta também para o fechamento de 851 mil postos formais de trabalho, num horizonte de seis a oito meses.

A necessidade de conter custos, rever estratégias e gerenciar riscos passaram a ser mantras diários da mineração, que começa a visualizar algumas necessidades, descritas no estudo Deloitte 2018: trazer o digital para o uso diário; mudar a imagem do setor; transformar o relacionamento com os stakeholders; gerenciar o uso da água; atender às novas expectativas dos acionistas; prever o comportamento das commodities do futuro; encontrar um equilíbrio entre cautela e coragem.

Sobreviver a esse cenário, encarando todas as dificuldades de forma decisiva, impõe como condição fundamental um realinhamento de todo o sistema de governança corporativa dos players. Esse é o foco principal deste e-book que, de forma didática, parte de uma análise de mercado, contextualiza os princípios da governança aplicada ao setor de mineração e culmina em uma proposta de método estrutural de atuação para o sucesso na superação dos desafios que são irrecusáveis.

Confira muito mais no nosso e-book completo. Pode baixar, é gratuito!

Faça o Download do nosso Material