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e-book Como interpretar Cartas de Controle de Padrões (MRC)

Este e-book é para você que trabalha com QAQC.

Avaliação da Qualidade tem ganhado cada vez mais relevância em várias áreas da indústria e, em Laboratórios Geoquímicos de Análise não é diferente. A compreensão e correta aplicação dos métodos proporcionam melhorias nos produtos e consequentemente valoriza os empreendimentos.

Já ouviu falar em em Controle Estatístico de Processo (CEP)? Tudo começou com Walter A. Shewhart em 1924 na Bell Telephone Laboratories como um dispositivo para auxiliar na eliminação de variações anormais em processos produtivos pela diferenciação das “Causas Comuns” das “Causas Especiais”.

Segundo Shewhart, “todo e qualquer processo, por mais bem projetado e por mais bem controlado que seja, possui em sua variabilidade um componente impossível de ser eliminado”.

Trata-se da variabilidade natural do processo. Mas, paralelamente, existem outras causas que afetam o comportamento do processo trazendo perturbações maiores, as chamadas Causas Especiais. Estas, têm o efeito de deslocar a média da distribuição da característica de qualidade de interesse e também afeta sua dispersão.

Em laboratórios geoquímicos, Causas Especiais podem estar relacionadas a troca de amostras, problemas de abertura e decomposição da amostra, contaminação, desajustes em equipamentos de leitura, entre outras.

Neste e-book vamos abordar uma boa aplicação do conceito desenvolvido por Shewhart para que você saiba como interpretar da maneira mais correta as Cartas de Controle dos Materiais de Referência Certificados e seus principais objetivos: 

Estimação de parâmetros do produto e processo;

 Monitoramento e vigilância do processo;

Seu uso mais importante é no monitoramento do processo, de modo a identificar causas atribuíveis e específicas do próprio mecanismo. Se essas causas forem passíveis de eliminação a variabilidade será reduzida, o que indica uma melhoria.

O resultado configura-se em um gráfico que expressa as Causas Atribuíveis que indicarão o que a gerência, operadores ou grupos de trabalho devem fazer para eliminar essas causas.

Fique à vontade para baixar o material e compartilhe com sua equipe. Esse material pode contribuir muito com os seus resultados e qualquer dúvida, conte conosco para responder.

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