Formação para transformar: Instituto Minere e Coletivo Quantos unem forças por uma mineração mais diversa

Instituto Minere
Edital inédito ofereceu bolsas de estudos para pessoas negras, impulsionando inclusão e protagonismo no setor mineral.

O Instituto Minere, em parceria com o Coletivo Quantos, realizou um movimento importante e simbólico rumo a um setor mineral mais inclusivo e representativo: o lançamento do Edital de Desenvolvimento de Profissionais Negros(as) na Mineração.

Muito além de conceder bolsas de estudos, o edital foi uma ação concreta de compromisso com a justiça social. Ao reconhecer a sub-representação de pessoas negras em posições técnicas e estratégicas da mineração, o projeto ofereceu formação qualificada como uma chave de transformação.

Através de bolsas de 100% de pós-graduação oferecidos pelo Instituto Minere, a iniciativa buscou ampliar o acesso ao conhecimento, fomentar trajetórias profissionais mais equitativas e fortalecer a presença negra em um dos setores mais relevantes da economia brasileira.

Por que essa iniciativa importa?

De acordo com a pesquisa “Diversity Matters”, da consultoria McKinsey & Company, empresas com maior diversidade racial têm 35% mais chances de apresentar desempenho financeiro acima da média. Apesar disso, no Brasil, a desigualdade racial nos espaços de liderança ainda é gritante.

Segundo o estudo “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil”, do IBGE (2019), apenas 29,9% dos cargos gerenciais são ocupados por pessoas negras, mesmo representando mais de 56% da população brasileira. Quando olhamos para o setor mineral, essa representatividade é ainda mais baixa, especialmente em posições de liderança.

Educação como reparação e construção de futuro

A proposta do edital nasce de uma compreensão clara: formar profissionais negros(as) é parte fundamental de um projeto de país mais justo. Para isso, a parceria com o Coletivo Quantos foi essencial, conectando o projeto às realidades e urgências da juventude negra e ao debate sobre acesso e permanência em espaços de qualificação.

Acreditamos que o conhecimento transforma realidades e essa transformação é ainda mais potente quando nasce da união de forças como a do Instituto Minere com o Coletivo Quantos. Ver esse projeto sair do papel e alcançar tantas histórias é motivo de orgulho e esperança. A diversidade nos cargos de liderança não é apenas uma questão de justiça, mas de inovação e futuro. Que essa seja apenas a primeira de muitas ações conjuntas por um setor mineral mais inclusivo e representativo.” Mateus Fernandes, Gerente de Marketing do Instituto Minere.

“Essa iniciativa nasce do compromisso com a transformação. No Instituto Minere, acreditamos que não há futuro promissor para o setor mineral — nem para qualquer outro — sem equidade, diversidade e o que é socialmente justo. Este é o princípio da sustentabilidade, algo que buscamos incessantemente em sua essência em tudo que fazemos.

A ausência de pessoas negras em cargos estratégicos é um reflexo de desigualdades históricas, mas também um chamado para ação. Ao lado do Coletivo Quantos, assumimos a responsabilidade de construir pontes por meio da educação e da formação técnica de excelência.

O Programa de Desenvolvimento de Profissionais Negros na Mineração é mais do que uma ação pontual — é um compromisso profundo conosco mesmos: enquanto indivíduos negros, enquanto instituições comprometidas com a mudança e enquanto parte de um povo que resiste e transforma.

É também um tributo aos nossos antepassados e um gesto de esperança para nossos descendentes. Queremos que mais portas se abram, mais trajetórias sejam fortalecidas e que a mineração reflita, de fato, a diversidade e a potência das pessoas que constroem nosso país. Que tenhamos o desenvolvimento realmente sustentável, e não o engano descarado de práticas de brownwashing e greenwahsing” – Gustavo Cruz, CEO do Instituto Minere.

“O principal objetivo do coletivo é contribuir para o avanço e a presença de profissionais negros em posições de liderança, no setor da mineração e infraestrutura. Para isso, ações concretas com o foco na educação formal e acessíveis às pessoas negras torna-se fundamental. A parceria entre o Quantos e o Instituto Minere demonstra intencionalidade com caminhos possíveis para se gerar mudanças mais perenes, e que façam sentido para as pessoas e o setor. É sobre isso, construir oportunidades para que as pessoas possam de fato, caminhar. O Programa de Desenvolvimento de Profissionais Negros sempre foi  um grande desejo do Coletivo, só estamos começando. Vida longa aos encontros que promovem impactos positivos e necessários”. Camila Silva Chaves, Diretora Presidente Coletivo Quantos – Negras e Negros na Mineração

Caminhos abertos

O edital concluiu sua primeira edição com a seleção de profissionais negros(as) que agora seguirão seus estudos com bolsas de 100%. A lista completa de beneficiários(as) já está disponível no site do Instituto Minere e pode ser acessada clicando aqui.

“Estou emocionado em compartilhar uma conquista tão grande. Nos próximos 2 anos, participarei do programa de Pós-Graduação do Instituto Minere em Geotecnia e Segurança de Barragens e Pilhas de.” Publicou Calvin Ferreira, um dos ganhadores das bolsas. 

Essa foi apenas a primeira edição de um projeto que pretende se expandir, fortalecer novas parcerias e continuar apostando no conhecimento como ferramenta de reparação, inclusão e transformação.

Compartilhe

WhatsApp
Facebook

Autor

Mateus Fernandes

Gerente de Marketing do Instituto Minere

Blog

Últimas notícias

Eventos

Últimos Evento