Habilidade para gerenciar recursos hídricos na mineração, com domínio sobre captação, uso, tratamento e reutilização de água, garantindo sustentabilidade e eficiência.
Capacidade de atender às exigências legais e regulatórias, implementando melhores práticas para conformidade ambiental e gestão responsável.
Competência para criar estratégias de monitoramento e mitigação de impactos ambientais, utilizando geotecnologias e indicadores de gestão hídrica.
Assista e entenda melhor sobre o curso
Água e Mineração: O Desafio da Sustentabilidade
A gestão de recursos hídricos é um dos maiores desafios enfrentados pela mineração moderna. Com a crescente escassez de água e rigorosas regulamentações ambientais, é imprescindível que as operações minerárias sejam sustentáveis e eficientes. O gerenciamento responsável da água, desde sua captação até o tratamento e reutilização, é crucial para minimizar impactos ambientais, reduzir custos e atender às exigências legais. Neste cenário, profissionais capacitados tornam-se essenciais para promover práticas inovadoras e alinhadas às demandas globais de ESG e sustentabilidade.
Um curso que eleva o seu currículo
O curso Gerenciamento de Recursos Hídricos para Mineração capacita profissionais a enfrentar os desafios críticos relacionados ao uso e gestão da água no setor minerário. O conteúdo aborda desde os conceitos fundamentais de hidrologia até técnicas avançadas de monitoramento, tratamento de água e gestão de efluentes. Além disso, explora regulamentações ambientais, balanço hídrico e estratégias para mitigar impactos ambientais, sempre alinhado às melhores práticas e tendências globais de ESG e sustentabilidade.
Os participantes terão acesso a ferramentas e conhecimentos essenciais para otimizar operações, reduzir custos e garantir a conformidade com as normas vigentes. Com uma abordagem prática e didática, o curso prepara os profissionais para gerenciar recursos hídricos de maneira eficiente e responsável, promovendo segurança ambiental e reforçando a competitividade das empresas no mercado minerário atual.
O curso está organizado em um conteúdo que garante aos participantes conhecimento que vai proporcionar segurança na tomada de decisões, contratação ou prestação de serviço.
• Aqueles que são responsáveis pelas estruturas, que devem provar que suas ações estão de acordo com os protocolos técnicos e garantam a segurança; coordenam operações; avaliam serviços e fazem contratações.
• Executivos, empresários, gestores e diretores de empresas que tenham barragens que se enquadram nas legislações do setor;
Corpo Técnico
Corpo Técnico
• Aqueles que lidam de forma direta ou indireta com construção, operação, descaracterização e licenciamento de barragens;
• Engenheiros Civis, Geotécnicos, Minas, Geologia, Geólogos, Geógrafos, Técnicos e consultores que lidam de forma direta ou indireta com construção, operação, descaracterização e licenciamento de barragens;
Colaboradores de órgãos fiscalizadores e entidades civis
Colaboradores de órgãos fiscalizadores e entidades civis
• Aqueles que são responsáveis pela fiscalização de empreendimentos; avaliação e licenciamento de projetos; relacionamento e integração com comunidades.
• Fiscais, bombeiros, agentes de defesa civil, técnicos de órgãos de controle e avaliação de projetos; redes municipais, estaduais e federais relacionadas ao controle das estruturas.
Você terá o que o mercado exige
⊙ Domínio sobre técnicas avançadas de gestão de recursos hídricos, incluindo balanço hídrico, tratamento de efluentes e modelagem hidrogeológica.
⊙ Conhecimento atualizado em regulamentação ambiental e uso de água na mineração, garantindo conformidade com as legislações vigentes.
⊙ Preparação para integrar práticas de ESG ao gerenciamento hídrico, promovendo sustentabilidade e reputação positiva para empreendimentos minerários.
⊙ Ferramentas para otimizar processos e reduzir custos operacionais, alinhando eficiência econômica e responsabilidade ambiental.
Mestre em Ciência e Tecnologia dos Minerais e Meio Ambiente
Por que escolher o IM?
Somos a escola pioneira em ensino para o setor minerário.
Plataforma de Ensino
Acesso total aos materiais das aulas e conteúdos complementares.
Transmissões ao vivo
Aulas online com os professores para tirar dúvidas ao vivo. Para acessar a plataforma, é necessário possuir uma conta no Gmail, caso não possua, crie uma clicando aqui. Enviaremos o acesso a aula ao vivo, minutos antes dela iniciar em nosso grupo social com o aluno e também via e-mail.
30 dias
de acesso
As aulas são gravadas e os vídeos são editados e postados na plataforma de ensino para que os alunos continuem seus estudos com até 30 dias de acesso ao conteúdo com assistência dos professores.
Emissão
do Certificado
Para a retirada do certificado de conclusão do treinamento, o aluno deve ser aprovado em um teste na própria plataforma e o documento é gerado automaticamente com a aprovação.