Curso Planejamento de Lavra com Micromine

Este curso é destinado exclusivamente a estudantes.

Atenção!

Este curso é destinado somente a estudantes de cursos tecnólogos, graduação e de pós graduação (lato sensu e stricto sensu). O envio de documento comprobatório é obrigatório. Agradecemos a compreensão.

Detalhes do curso

Neste curso, discutiremos, debateremos e trocaremos boas experiências sobre os principais conceitos e técnicas para elaboração de planos de lavra de longo prazo e design de mina. O programa visa abordar um projeto de mineração desde a pesquisa mineral, estimativa de recursos minerais, passando pela modelagem e discretização de zonas mineralizadas em modelos de blocos até a operacionalização de planos de exaustão.

Serão abordados também os aspectos ligados a infraestrutura de mina, pilhas de estéril, acessos e equipamentos de mineração. Faremos atividades de elaboração de planos de lavra de longo prazo, análise de relatórios e design de mina de forma prática e contextualizada a projetos reais.

Metodologia

O curso é ministrado por meio de uma abordagem prática com uso de softwares industriais, discussão de artigos científicos e aula expositiva com uso de estudos de caso reais.

Desenvolva

• Visão sistêmica sobre engenharia e gestão para obter previsibilidade, segurança e redução de custos na operação;

• Visão operacional e econômica de planos para projetos de pequeno, médio e grande porte;

• Conhecer os processos mais inovadores e as ferramentas especializadas alinhadas aos desafios da mineração do século XXI;

• Conhecer os principais conceitos e técnicas para elaboração de planos de lavra de longo prazo e design de mina;

• Elaboração de planos de lavra de longo prazo, análise de relatórios e design de mina de forma prática e contextualizada a projetos reais.

Público Alvo

Estudantes de Engenharia de Minas, Geologia, Engenharia de Produção.

Requerimentos Mínimos Notebook

Acesse a página do MicroMine e verifique os requerimentos mínimos para seu notebook rodar o software sem problemas:

https://www.micromine.com/micromine-mining-software/micromine-system-requirements/

Conteúdo Programático

De posse do modelo de blocos, superfície topográfica e dados operacionais é possível aplicar procedimentos de otimização de lavra. Os alunos terão acesso a um estudo de caso de uma mina de cobre onde serão executados vários cenários econômicos e operacionais. O resultado será uma cava matemática que será a base para definição de uma geometria de lavra de longo prazo (Plano de lavra de longo prazo).

- Definição dos limites de lavra (Conceitos básicos);

- Revisão dos métodos manuais para definição dos limites de lavra;

- Exercícios e exemplos de definição dos limites de lavra;

- Metodologia de otimização da cava (Algoritmo de Lerchs-Grossmann)

- Avaliação de cenários econômicos e operacionais aplicados a um projeto de mineração de cobre;

- Estudo de caso – Mina de cobre (Atividades práticas).

Pit Optimization (Inovações na avaliação de projetos)

Atualmente existem inovações e alternativas disponíveis no mercado para auxiliar profissionais de mineração a avaliar projetos de mineração. Entre as novidades pode-se citar a otimização de cava via programação inteira mista e as heurísticas proprietárias.

- Contextualização teórica da programação inteira mista e heurísticas proprietárias (Trabalhos técnicos e artigos científicos);

- Modelo econômico de blocos (Função benefício);

- Aplicação prática de programação inteira mista e heurísticas proprietárias para definição da cava ótima;

- Estudo de caso: Mina de cobre e ouro.

Neste módulo os alunos terão acesso às melhores práticas de desenho de acessos, design de mina, seleção de equipamentos de mineração e operacionalização de planos de lavra. Com estas ferramentas os profissionais são capazes de dar contornos reais e operacionais para as análises de otimização realizadas anteriormente. Será abordado um estudo de caso de uma mina de Cobre em continuidade ao módulo de otimização.

- Conceitos básicos de design de mina;

- Seleção de equipamentos de mineração;

- Aspectos geométricos da lavra por bancadas;

- Aplicações práticas de parâmetros operacionais em ferramentas de design de mina;

- Operacionalização de projetos de mineração (Atividade prática aplicada a cava ótima gerada no dia anterior).

- Estudo de caso: Mina de cobre (parte II)

Atualmente a indústria de mineração demanda por planos de lavra mais abrangentes e integrados com o processo produtivo. Desta forma, é fundamental contextualizar análises de alocação de pilhas de estéril, estradas, britadores e usinas de tratamento de minérios.

- Alocação de pilhas de estéril em projetos de mineração (Tipos de pilhas de estéril);

- Conceitos básicos de design de pilha de estéril;

- Atividade prática: Projeto básico de estradas aplicadas a mineração;

- Estudo de caso: projeto conceitual de uma pilha de estéril para a mina de cobre avaliada no dia anterior.

Uma vez gerados os planos de lavra e geometrias operacionais é necessário gerir dados e parâmetros que influenciam os custos de lavra. Neste módulos os alunos conhecerão métodos para definição e cálculo da DMT contextualizada aos resultados econômicos da operação de mina.

- Análise dos sólidos de lavra, superfícies, limites e relatórios;

- Cálculo da distância média de transporte (DMT) aplicada a geometrias de longo e curto prazo;

- Avaliação de diferentes cenários econômicos e operacionais

- Impacto da DMT no dimensionamento de frotas.

- Estudo de caso: Mina de Ferro.

Palestra sobre métodos e processos de governança e gestão do planejamento de lavra. Dará ao aluno uma visão macro do ciclo de planejamento: planejamento estratégico, planejamento de lavra de longo prazo, Life of Mine e planos de médio e curto prazo. Serão tb apresentadas técnicas e métodos de medição de “compliance” e aderência dos planos de lavra de mina. A palestra mostrará exemplos práticos de governança e medição de compliance utilizados por grandes empresas de mineração, seguindo os seguintes tópicos:

a) Situar a turma em uma visão sistêmica e o papel do Planejamento no empreendimento mineiro;

b) Estratégias e particularidades de planejamento de Lavra por prazo de abrangência;

c) Conceitos básicos;

d) Interpretação de Sequenciamentos de Longo Prazo;

e) Dimensionamentos de frota;

f) Fechamento de planos de Lavra;

Discussão sobre KPIs para firmar os conceitos e estrutura organizacional típica da mineração (simulação reunião gerencial).

Professores

Atuando na área de mineração desde 2013, passando pelas áreas de Planejamento de Lavra e Geotecnia. No Planejamento de Lavra atuação em licenciamento de novas áreas, planos de curto, médio, longo prazo e no controle de qualidade do ROM com interfaces direta com operação e manutenção de mina, utilizando metodologia Green Belt Six Sigma. Experiência em tecnologias de monitoramento de estruturas geotécnicas (barragens e cavas) trabalhando com as principais tecnologias de ponta do mercado. Atuação também com investigações geofísicas em grandes e pequenas barragens do Brasil.

Técnico em Geologia. Expert no software Micromine, possui 10 anos de experiência com auxílio à modelagem geológica, auxilio a estimativa de recursos e reservas, operacionalização de cava, estruturação e validação de Banco de Dados.

Investimento

Reserve sua vaga

R$ 500,00

a vista no boleto ou em até 10x de R$ 55,00

© Instituto Minere

by nerit