Vale inicia obras de descaracterização da Barragem Doutor

por Instituto Minere em 15/Sep/2020
Vale inicia obras de descaracterização da Barragem Doutor

A Vale iniciou as obras preliminares para a construção do vertedouro (ou canal extravasor) da Barragem Doutor, da Mina Timbopeba, em Antônio Pereira (Ouro Preto-MG), que faz parte da primeira etapa do processo de descaracterização. A obra do vertedouro, que tem previsão para estar concluída no final de 2021, tem a finalidade de manter o rebaixamento do nível de água do reservatório da barragem e, consequentemente, aumentar a segurança e estabilidade da estrutura. A previsão é de que a obra crie mais de 300 vagas temporárias de trabalho – quase 200 trabalhadores já foram contratados via Sine, a maioria deles da própria região.

Nesta fase inicial, a obra do vertedouro será executada de modo sequenciado em áreas periféricas da barragem, com serviços de supressão vegetal, limpeza do terreno, terraplenagem e, por fim, a escavação do canal. As obras já foram comunicadas à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Na sequência da conclusão do vertedouro, a descaracterização de Doutor terá continuidade com a construção de reforços externos à barragem, recuperação ambiental e reintegração da área ao meio ambiente local.

A partir da validação pela auditoria do Ministério Púbico de Minas Gerais da última mancha de inundação da barragem Doutor, os moradores que estão na nova Zona de Autossalvamento (ZAS) estão sendo realocados para outros imóveis na nova etapa de remoção planejada.

Redução de impactos

Como forma de minimizar os impactos das obras para a comunidade, será utilizado um acesso específico para o tráfego de equipamentos, que está em fase de implantação e deverá estar concluído até o final deste ano. Também serão adotadas medidas para controlar a emissão de poeira nas vias locais.

Durante as obras, será feito o monitoramento constante dos indicadores de uso de água, qualidade do ar e de ruídos, de forma a garantir a efetividade das ações de controle. Também serão tomados todos os cuidados para evitar a disseminação da Covid-19 conforme as orientações das autoridades de saúde. O objetivo é proteger a saúde dos trabalhadores e dos moradores.

Segurança da barragem

Ações contínuas para reforçar a segurança da barragem Doutor também estão sendo realizadas de acordo com os novos parâmetros de segurança adotados pela legislação e em conformidade às melhores práticas nacionais e internacionais. A estrutura está em nível 2 de emergência do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração. O monitoramento é realizado 24 horas por dia e sete dias por semana. As inspeções são realizadas diariamente.

Fonte: Revista Minérios 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit