Uma mina em suas mãos: conheça os principais minerais que estão dentro do seu celular

por Instituto Minere em 23/Jul/2020
Uma mina em suas mãos: conheça os principais minerais que estão dentro do seu celular

Segundo alguns relatórios, estima-se que cerca de 5,1 bilhões de pessoas em todo mundo possuem algum tipo de aparelho celular. É provável que você faça parte desse número. Além disso, a chance de você estar lendo esse texto através de algum aparelho móvel, como um Smartphone, é bem grande. Esses aparelhos multi-tarefas, nos quais fazer ligações é uma das últimas preocupações de seus usuários, são verdadeiros micro computadores na palma das mãos. Eles possibilitam aos seus usuários ouvir músicas, assistir vídeos em alta qualidade, em telas cada vez mais bem feitas. Mas você já parou para pensar em quais elementos existem dentro desses celulares inteligentes que possibilitam essas multi funcionalidades?

A evolução dos celulares

Seu smartphone é composto de dezenas de elementos e ligas metálicas, que são produzidos a partir de minerais encontrados na natureza. De acordo com Larry Meinert, vice-diretor adjunto de energia e minerais do Serviço Geológico dos Estados Unidos, há 30 anos os celulares eram diferentes. Se por um lado eram grandes, por outro tinham pouquíssimas funções. Isso porque eram compostos de apenas 25 a 30 elementos. Nos dias de hoje, por outro lado, os celulares são menores, porém contam com uma enorme quantidade de minerais formando seus circuitos internos e sua estrutura. Resultado: multifunções.

Os smartphones de hoje têm uma variedade abundante de elementos, porém,
a maioria deles é usada apenas em quantidades minúsculas.
No entanto, cada um ainda é essencial para que esses dispositivos avançados funcionem”

Larry Meinert, vice-diretor adjunto de energia e minerais do Serviço Geológico dos Estados Unidos

O que há dentro do seu smartphone?

Os elementos que fazem parte da estrutura dos celulares são extraídos de minerais. Sendo assim, veja os principais deles:

TELA

Areia de sílica (quartzo)
Areia de sílica: a tela de vidro de um smartphone é relativamente durável porque os fabricantes de vidro combinam seu ingrediente principal que é a areia de sílica (ou quartzo) com materiais cerâmicos e adicionam potássio.

Bauxita
O gálio, extraído principalmente da bauxita (rocha), fornece luz de fundo do emissor de luz (LED).

Esfalerita
O índio e o germânio são elementos extraídos do mineral esfalerita. O primeiro é usado no revestimento condutor da tela e germânio usado em displays e LEDs.

ELETRÔNICA

Calcopirita
Esse mineral é uma das principais fontes de cobre, que é o elemento mais abundanete em um celular. É ele quem conduz eletricidade e calor.

Quartzo
É a principal fonte de silício, e é responsável pela base dos circuitos integrados de um smartphone.

BATERIA

Espodumênio
O espodumênio é uma das principais fontes de lítio, que é um elemento usado nos cátodos das baterias, as chamadas “baterias de íons de lítio”.

CIRCUITO

Wolframita
A Wolframita é uma fonte de tungstênio, que atua como um dissipador de calor e fornece a massa para a vibração do celular.

Tetraedrita
Esse mineral é uma fonte primária de prata. As tintas à base de prata nas placas compostas criam caminhos elétricos.

ALTO FALANTES

Bastnaesita
Esse mineral é uma fonte de elementos de terras raras. Esses elementos são usados para produzir ímãs em alto-falantes, microfones e motores para vibração do celular.

Um celular é compostos por elementos de várias nacionalidades

Uma vez que os elementos são retirados de minerais e a geologia não obedece barreiras geográficas, os elementos para fabricar um celular virão de várias partes do planeta. Por exemplo, a areia industrial (quartzo) usada nas telas pode vir dos Estados Unidos ou da China, mas o potássio adicionado para aumentar a força da tela pode vir do Canadá, Rússia ou da Bielorrússia. O lítio usado em catodos de bateria por sair da Austrália, Chile e Argentina. Por outro lado, o tântalo usado no circuito de smartphones, é mais difícil de se obter, e vem principalmente do Congo, Ruanda e Brasil. Assim, quando estiver navegando pela internet com seu smartphone, saiba que está segurando uma verdadeira mina, com diversos minerais dos vários cantos da Terra.

REFERÊNCIAS

Imagem princical: KoolSpan
Jenness, J.E., Ober, J.A., Wilkins, A.M., and Gambogi, Joseph, 2016, A world of minerals in your mobile device: U.S. Geological Survey General Information Product 167, 2 p., http://dx.doi.org/10.3133/gip167.
U.S. Geological Survey: Ordinary Minerals give smartphones extraordinary capabilities
USGS: Minerals in mobile devices – infographic

Fonte: Revista Epicentro

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit