Segurança de Barragens - Perda de Estabilidade de Talude

por Gustavo Cruz em 06/Jan/2016
Segurança de Barragens - Perda de Estabilidade de Talude

Uma das maiores preocupações a respeito da segurança de barragens é a estabilidade do talude de jusante. Condições inseguras podem levar a um grande deslizamento que ameaça a segurança da barragem.

Um fator chave para a estabilidade é a localização da linha freática ou da zona completamente saturada dos solos dentro do aterro. Em barragens seguras, este nível é bem confinado por baixo da superfície.

Uma vez que os solos que estão completamente saturados não são tão coesos, uma linha freática majoritária pode reduzir a capacidade do talude de resistir a deslizamentos. Isso é muitas vezes observado por infiltrações que ocorrem na face da barragem.

Solos fracos ou mal compactados podem aumentar a infiltração e elevar o nível freático, bem como enfraquecer a barragem, contribuindo para um deslizamento.

Barragens adequadamente projetadas muitas vezes incluem um sistema de drenagem interna, compostos por um filtro de areia e um dreno encoberto. Estes servem como um filtro para prevenir a infiltração de mover qualquer tipo de solo e também permitem que a infiltração seja removida de forma controlada. Isto diminui a linha freática e melhora a estabilidade do talude.

Para barragens com uma linha freática alta, duas alternativas podem melhorar a estabilidade da mesma. Uma é a de adicionar um dreno perto no início da barragem para ambos filtrarem o escoamento e diminuírem a linha freática através de uma controlada liberação da infiltração.

A segunda é adicionar uma berma para maior resistência e melhorar a estabilidade do talude. Isto não rebaixa a linha freática, mas melhora a estabilidade da barragem, acrescentando peso para evitar deslizamentos no aterro.

 

Veja todos esses conceitos representados em um dos vídeos do Curso de Segurança de Barragens do IM.

Gustavo Cruz

Gustavo é fundador, CEO e Planner do Instituto Minere, Lea Hub e Mining Marketing. É mercadólogo, MBA em Comunicação e Marketing pelo BI International. Está no mercado desenvolvendo produtos, negócios, comunicação e comércio em ambientes digitais desde 2012, atuando principalmente nos setores de mineração, envolvendo educação, empreendedorismo e marketing. É desenvolvedor de negócios, planejamento estratégico e transformação digital.


  

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit