QAQC: O controle e garantia da qualidade na Pesquisa Mineral

por Marcela Tainã em 26/May/2020
QAQC: O controle e garantia da qualidade na Pesquisa Mineral

Quando um empreendedor se lança no desafio de iniciar uma pesquisa mineral de qualquer commoditie as incertezas são enormes.

A exploração mineral é fase do empreendimento mineiro de maior risco, onde há altos gastos e a perspectiva do retorno financeiro ainda é distante.

Há três principais estímulos para o início de uma pesquisa, quando há a possibilidade de ocorrência mineral:

• A possibilidade de ser expandir uma reserva;
• A possibilidade de se iniciar uma extração;
• E a possibilidade de se vender a pesquisa para uma terceira empresa iniciar a extração.

Qualquer que seja a razão que impulsiona o início de uma pesquisa é preciso ter em mente que nessa fase, a falta de controle de qualidade pode ser a razão do fracasso e abandono do processo. E tamanha deve ser a frustração de um investidor que desiste da pesquisa, por julgar área negativa e um terceiro assume a área descartada e comprova um recurso mineral.

Assim, na pesquisa mineral o QAQC é a garantia de se tomar uma boa decisão no avanço do processo e evitar perdas substanciais de investimento devido a erros e más práticas.  

Marcela Tainã

Membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos. Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit