QAQC e a calibração dos Equipamentos de Monitoramento

por Marcela Tainã em 24/Jun/2022
QAQC e a calibração dos Equipamentos de Monitoramento

Na matéria “Como pensar a construção do programa de QAQC para dados na Geotecnia”, nós falamos de forma ampla, sobre diversas questões, que precisamos cercar para construir o programa de QAQC. A aplicabilidade na área de geotecnia é vasta (investigação geotécnica de laboratório, investigação geotécnica de campo, instrumentação de campo) e nessa matéria iremos focar na QAQC de monitoramento de estruturas geotécnicas, mais especificamente na questão da calibração dos equipamentos utilizados. 

As estruturas geotécnicas precisam ser acompanhadas durante sua construção e o monitoramento dessas estruturas é fundamental para a análise da estabilidade das mesmas.  

Monitoramento Geotécnico significa acompanhar o desempenho de um objeto, equipamento ou construção ao longo do tempo, de forma a possibilitar a identificação de possíveis problemas antes que eles se concretizem.

Para todos os métodos de monitoramento precisamos de um “QA” que contenha toda a metodologia de como obter e utilizar os dados e deve conter as ações necessárias para a gestão dos resultados. E os “QCs” devem ser suficientes para avaliar a qualidade do dado gerado e para balizar as decisões sobre a estrutura. Assim, o Qc irá olhar a calibração dos equipamentos, a precisão e exatidão do dado e será a ferramenta de análise dos dados obtidos.

Há diversas tecnologias disponíveis para o monitoramento, tais como: estação robótica e meteorológica, radares de precisão milimétrica, laser scanner, câmeras, drones, piezômetros e acelerômetros. 

Essa crescente evolução da instrumentação e dos controles de processos de monitoramento das estruturas, tem sido caracterizada por um elevado número de medições e de parâmetros, onde os instrumentos têm sido essenciais para o acompanhamento e para assegurar a confiabilidade e dar sustentabilidade para os sistemas de gestão da qualidade.

A garantia da qualidade, como diretrizes para manter um controle sobre os instrumentos de medição, torna necessária à implantação de um rigoroso controle das calibrações, tendo como objetivo garantir a confiabilidade dos sistemas de medição e assegurar que especificações técnicas, regulamentos e normas das empresas sejam respeitadas e atendidas em condições ideais.

E o que é calibração? Podemos entender como a comparação entre os valores obtidos em um instrumento de medição e os indicados por um instrumento padrão. 

Além disso, devemos lembrar que um equipamento sofisticado não é garantia de resultado


Marcela Tainã

Membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos. Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit