Polícia começa desocupação do garimpo na Serra da Borda

por Gustavo Cruz em 25/Jan/2017
Polícia começa desocupação do garimpo na Serra da Borda

É bom comerçar avisando que esta não é uma notícia antiga, aconteceu de novo! Hoje (25/01/2017), a polícia - Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, GOE, Garra Rotam e Força Tática – começou a nova desocupação do garimpo de ouro na Serra da Borda, em Pontes de Lacerda - MT (distante 443km de Cuiabá), mas prendeu apenas dois suspeitos. 

A entrada das forças policiais foi reforçada porque homens e mulheres com armas de grosso calibre ocupam o local que, inclusive, já teriam promovido uma verdadeira guerra com a polícia local quando eles tentaram fazer a primeira retirada dos ocupantes da área.

Havia uma empresa com autorização para pesquisa no local, a qual foi enxotada pelos invasores.

Há relatos que pelo menos 50 pessoas, comandadas por uma mulher e um homem armados 24h com fuzis, estariam comandando a área e seriam os "chefes" do grupo que faziam a retirada de ouro no local.

PLANO DE DESOCUPAÇÃO DO GARIMPO NA SERRA DA BORDA

A juíza federal Ana Lya Ferraz da Gama Ferreira, da 2ª Vara federal de Mato Grosso, determinou na última semana (17/01/2017) que Estado e União apresentem, no prazo de 10 dias, um projeto com medidas concretas e eficazes para desocupação e isolamento da área onde se instalou o garimpo, em ação impetrada pelo Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPE).

Na decisão, a magistrada determinou ainda a manutenção da desocupação com patrulhamento ostensivo e integral das forças policiais pelo prazo de sete dias após a desocupação, bem como a adoção, no prazo de cinco dias de medidas de divulgação da ordem de desocupação do garimpo. Neste sentido, ordenou que as empresas Mineração Tarauacá Indústria e Comércio S/A e Mineração Santa Elina Indústria e Comércio Ltda sejam intimadas para que, assim que ocorrer a desocupação, assumam a responsabilidade da área, apresentando a segurança necessária e suficiente para exploração da atividade exercida, também sob pena de multa de R$ 50 mil por dia de atraso na retomada da posse do local.

A juíza federal determinou, por fim, a intimação do Departamento Nacional de Produção Mineral, para que no prazo de 10 dias apresente um relatório sobre o cumprimento das obrigações pelas mineradoras quanto à autorização concedida para a pesquisa na área do garimpo.

Sobre o assunto, o delegado federal Sérgio Mori conversou com o RD News na manhã desta quinta (18). “Vamos esperar chegar a decisão oficialmente, ver quais são os limites que a decisão vai dar, cumpri-la e ao mesmo tempo criar um plano para que nas próximas situações como essa possamos agir com rapidez cada um dentro da sua esfera”, ressaltou.

Texto adaptado de RD News

Gustavo Cruz

Gustavo é fundador, CEO e Planner do Instituto Minere, Lea Hub e Mining Marketing. É mercadólogo, MBA em Comunicação e Marketing pelo BI International. Está no mercado desenvolvendo produtos, negócios, comunicação e comércio em ambientes digitais desde 2012, atuando principalmente nos setores de mineração, envolvendo educação, empreendedorismo e marketing. É desenvolvedor de negócios, planejamento estratégico e transformação digital.


  

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit