Perspectiva para setor de mineração global em 2020 é estável, diz Fitch

por Instituto Minere em 17/Dec/2019
Perspectiva para setor de mineração global em 2020 é estável, diz Fitch
A agência de classificação de riscos Fitch Ratings informou que a perspectiva para o setor global de mineração em 2020 é estável, com a queda na demanda por alumínio, cobre e carvão térmico sendo compensada pelo déficit de minério de ferro e níquel no mercado.
 
A procura e os preços do alumínio e do cobre recuaram este ano em função da desaceleração da economia mundial, e a expectativa é de que este cenário se mantenha. Esta situação também terá efeitos negativos sobre o carvão térmico.
 
O mercado de minério de ferro deve continuar registrar com baixo volume, por conta das restrições sobre a produção no Brasil após o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), em janeiro.
 
O preço do níquel permanecerá elevado, diante do plano da Indonésia de proibir as exportações em 2020. O ouro também continuará valorizado, com a demanda por investidores por ativos mais seguros.
 
O rating da maioria das mineradoras avaliadas pela Fitch possui perspectiva estável, depois que muitas delas adotaram uma postura mais conservadora em suas finanças após os problemas enfrentados entre 2015 e 2016.
 

“Em 2020 existe espaço para as companhias com ratings baixos melhorarem seus perfis de crédito através da redução de dívida e melhorias na performance operacional”, diz trecho do comunicado.

A Fitch projeta que mineradoras cujas atividades estão concentradas apenas em cobre ou alumínio terão de tomar medidas para evitar uma queda no fluxo de caixa, incluindo redução de investimentos e menores pagamentos de dividendos.

Fonte: Valor Econômico 


Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit