Os dados do banco de dados estão corretamente verificados e prontos para a utilização?

por Fernanda Nishiyama em 17/Aug/2022
Os dados do banco de dados estão corretamente verificados e prontos para a utilização?

Dentro da maioria das empresas de mineração, o banco de dados geológicos é comumente deixado para segundo plano...

Banco de dados geológicos deveria ser tratado como um dos bens mais valiosos que as empresas de exploração mineral e mineração poderiam possuir por ser o registro direto do alto investimento realizado para se caracterizar uma área, porém muitas vezes é deixado em segundo plano, até que seja auditado externamente e consequências piores aconteçam.

Quais os principais motivos para que isso ocorra?

  • Geólogos tendem a dar mais importância aos métodos geoestatísticos para estimativa de recursos minerais do que para a própria fonte de dados que alimenta seu trabalho;
  • Os dados pertencerem a prospectos muito antigos que não tinham softwares especializados e até mesmo sem padronização na linguagem do projeto;
  • Confusão instituída pelas diferentes equipes na hora de desenhar o modelo de dados, cujas visões são baseadas em suas tarefas periódicas, mas que não são convenientes na construção do banco;
  • Ou simplesmente porque há uma falta de entendimento dos processos e ferramentas que existem por trás desse patrimônio.

Como você poderia melhorar sua rotina?

 

Fernanda Nishiyama

Graduada pela Universidade de São Paulo e tem 15 anos de atividade na indústria mineral, com especialização em implementação e gerenciamento de banco de dados geológicos, vasto conhecimento em mapeamento de processos e sólida experiência nas áreas de direito minerário e controle de áreas de interesse, e treinamento de equipes. 
Além disso, Fernanda auxiliou as equipes de desenvolvimento do gerenciador de banco de dados da Datamine (GDMS Fusion), sendo ponte cliente-desenvolvedor e tester. Realizou treinamentos de modelagem geológica para pequenas e grandes equipes, e usuários e administradores de banco de dados geológicos.
Fernanda Nishiyama é registrada no CREA e também é capacitada no GIM Suite ACQ 1000, da acQuire Solutions, e GeoExplo, da LeapMind-Coffey-Tetra Tech. Atualmente, Fernanda cursa pós-graduação latu sensu em Gerenciamento de Projetos no IEC-PUC Minas.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit