O Rebaixamento de Lençol Freático na Mineração

por Instituto Minere em 16/Nov/2023
O Rebaixamento de Lençol Freático na Mineração

Na mineração, o rebaixamento do lençol freático ocorre no momento em que a cava atinge o nível d’água e continua até o momento de se iniciar o processo de descomissionamento da mina. Envolve as atividades de remoção de uma quantidade de água da massa rochosa ou perfil de solo, de tal forma que os níveis de água sejam rebaixados para blindar segurança e economia à mina. Fisicamente este processo é definido como uma drenagem dos poros dentro da massa do solo ou rocha, e que resulta no rebaixamento do lençol freático.

A eficiência da implementação destas atividades depende de estudos hidrogeológicos, que permitem avaliar os sistemas de controle mais adequados. O início do rebaixamento do nível d’água em mineração ocorre antes mesmo de a mina atingir o nível d’água do aquífero e é encerrado ao término da atividade de lavra, a qual pode perdurar por algumas décadas.

Os projetos de rebaixamento do nível d’ água são realizados nas médias e grandes cavas à céu aberto, e tais projetos necessitam da construção de estruturas de drenagens especificas. Nas minerações de menor porte, tanto a céu aberto como subterrâneas o desaguamento é realizado pela própria escavação, onde a própria mina atua como estrutura de drenagem. A água é retirada por gravidade ou mediante bombeamento desde tanques para onde é direcionada a água.

O rebaixamento é necessário em obras cuja presença de água em seu subsolo impede ou compromete serviços, como fundação ou contenção. As sondagens geotécnicas, previamente efetuadas, indicam o método mais adequado de rebaixamento do lençol freático – a escolha é feita em função da geometria e profundidade da escavação, da permeabilidade e do tipo do aquífero.

Gostou deste tema? Gostaria de atuar nesta área? Há uma grande demanda de profissionais capacitados para desenvolverem todos os estudos necessários ao rebaixamento de lençol freático. Conheça o curso de Hidrogeologia aplicada a mineração clicando no banner abaixo: 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit