O que é economia mineral?

por Gustavo Cruz em 09/Oct/2020
O que é economia mineral?

Economia mineral é uma matéria multidisciplinar que pode ser abordada a partir da visão dos aspectos econômicos e financeiros típicos das empresas de mineração e da avaliação de alternativas de investimentos, levando-se em consideração fatores como por exemplo a oferta de bens minerais, composição de custos, avaliação e previsibilidade de projetos e vai além, com reflexos inclusive da política pública empregada no setor.

Abrange também temas transversais que afetam diretamente o setor como produção sustentável, reciclagem e fechamento de mina. Também questões que influenciam o desenvolvimento como minerais estratégicos, royalties, recursos humanos, pequenos e médios empreendimentos e infraestrutura.

O relacionamento da sociedade com a indústria de mineração, no século XXI, não abre mão de segurança nas operações, sustentabilidade e previsibilidade dos projetos. Estas premissas implicam em novos padrões de custos. Como manter a competitividade e a viabilidade dos projetos e produtos da mineração? A resposta passa pela engenharia e economia mineral.

O conteúdo é complexo e bem abrangente e requer profissionais muito bem preparados, que dominem um conhecimento técnico multidisciplinar e que, ao mesmo tempo, tenham visão para negócios e sensibilidade o bastante para lidar da melhor forma possível com vários públicos diferentes, como as comunidades que os projetos se inserem, colaboradores chave, políticas públicas, imprensa e investidores.

O Setor Mineral – que compreende as etapas de geologia, mineração e transformação mineral – é a base para diversas cadeias produtivas. No Brasil, participa com 4,5% do PIB, 25% do total de exportações brasileiras, gerando mais de um milhão de postos de trabalho na indústria e tem uma capilaridade ampla no setor de serviços.

Um empreendimento mineiro é fator de desencadeamento do desenvolvimento humano e econômico local e regional, gerando emprego, renda, tributos e compensações financeiras que são investidas em educação, saúde, preservação e recuperação do meio ambiente.

Tudo em nossa volta, tem mineração e podemos dizer sem medo que é um dos setores mais importantes para a civilização. Uma prova disto acabamos de vivenciar enquanto o mundo parou devido à pandemia causada pelo Covid 19 e a mineração e os heróis que dedicam suas vidas a transformar os recursos naturais em desenvolvimento e prosperidade, continuaram a produzir com toda dedicação e responsabilidade.

A mineração é complexa, exige uma gama de conhecimento técnico e científico, e podemos dizer que o tema Economia Mineral é fundamental, afinal, o que adianta um projeto só no papel?

  

Gustavo Cruz

Gustavo é Mercadólogo, tem pós-graduação (MBA) em Comunicação e Marketing. É fundador do Instituto Minere onde é Diretor Executivo e da Mining Marketing, onde é consultor, desenvolvedor de produtos e empreendimentos, modelador de negócios, planejamento de marketing, publicidade, comunicação e cultura digital.   

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit