Modelagem Geológica e a sua relação com o Planejamento de Lavra

por Amanda Corrêa em 04/Oct/2018
Modelagem Geológica e a sua relação com o Planejamento de Lavra

Amanda Corrêa do portal Igeológico, conta pra gente sua experiência em um curso do Instituto Minere. 

Em um ambiente corporativo todas as áreas devem estar em constante sintonia, na mineração isso não é diferente. Recentemente fizemos um curso no Instituto Minere sobre Planejamento de Lavra, quem segue nossas redes provavelmente nos acompanhou durante os 3 dias de curso.

Vocês devem estar pensando, porquê um estudante de Geologia faria um curso desse tema?

Vários assuntos foram tratados de forma excelente e iremos abordar o conteúdo completo em um próximo texto, este curso foi ótimo pois conseguimos criar um raciocínio e entender como todos os trabalhos criados por um determinado profissional devem ser feitos de forma impecável pois tudo faz parte de uma cadeia produtiva.

O trabalho do Geólogo na mineração pode ser executado de diversas formas e uma delas é o modelamento, trabalho essencial para qualquer empreendimento minerário.

O modelo geológico é utilizado para caracterizar os recursos minerais, consiste em uma compilação de todas as informações geológicas, observações e estudos disponíveis que ajudam a esclarecer as características e particularidades de cada depósito mineral.

A partir dos modelos criados pode-se ter informações como: onde está localizado o recurso mineral (minério), quais são os limites deste corpo, sua qualidade e quantidade (teor) e a natureza do ambiente que se encontra este recurso mineral, por exemplo.

Figura 1: Modelo de blocos e limite de cava.

Este trabalho é feito continuamente a medida que novas informações são obtidas.

O que os profissionais de outras áreas fazem com este modelo que geramos?

Com a evolução de novas tecnologias e o crescente desenvolvimento de modelos matemáticos empregados em projetos de lavra o modelo de blocos é uma ferramenta indispensável ao Engenheiro de Minas.

As características do depósito inseridas no modelo são cruzadas com possibilidades técnicas de processo, cenários econômicos e configurações operacionais. O resultado desta etapa, para projetos convencionais de minerais metálicos a serem lavrados em open pit, é uma seleção de blocos que representam a reserva lavrável.

Como estes blocos são criados e definidos?

O dimensionamento deste bloco leva em conta as características da mineralização e a quantidade de informações disponíveis, quanto menor for o tamanho do bloco, maior será o erro na estimativa daquela área, consequentemente menor será a confiabilidade deste modelo. A cada bloco são atribuídas informações relativas a Geologia, mecânica de rochas, processamento mineral e custos, sendo todos os blocos de tamanhos iguais.

Figura 2:  Modelo de blocos dos corpos mineralizados carimbados com teores estimados via IQD.

Este modelo será essencial para os trabalhos de planejamento de lavra, atividade que visa otimização e maximização do valor total da cava.

Cada bloco dentro desse domínio será classificado como

  • Receita: Valor da porção recuperável e vendável do bloco
  • Custos Diretos: Custos que podem ser atribuídos diretamente ao bloco, ex: custos de perfuração, desmonte, carregamento e transporte.
  • Custos Indiretos: custos totais que não podem ser alocados individualmente a cada bloco, são dependentes do tempo: salários, custos de pesquisa, etc.

A alocação dos limites de lavra de uma jazida é resultado da combinação de fatores econômicos com o inventário de pesquisa mineral, representado pelo modelo de blocos submetido às restrições geométricas e geomecânicas. Um bloco só poderá ser minerado se puder pagar todos os custos de lavra, processamento e comercialização do minério e a remoção do estéril acima dele.

A partir do momento em que todos esses fatores são avaliados, se inicia a etapa para definir os limites da cava e início das operações.

Muito legal não é pessoal?

Saber e entender o que será feito com o produto que geramos e entender um pouco da área do profissional que trabalha ao nosso lado é muito importante.

Fiquem ligados, em breve vamos falar do conteúdo completo deste curso de Planejamento de Lavra e quais benefícios ele traz para nós estudantes.

Até a próxima!

REFERÊNCIAS

Apostila: Introdução ao Planejamento e operação de Lavra (A céu aberto e subterrânea) – Departamento de Engenharia de Minas – EEUFMG. Professores: Cláudio Lúcio Lopes Pinto, José Ildefonso Gusmão Dutra.

Apostila do Curso de Planejamento de Plavra - Instituto Minere.

 

Amanda Corrêa

Graduanda em Geologia (UniBH), Gestão de Turismo (CEFET-MG), apaixonada por Geociência e tudo que a engloba. Fundadora do 'Igeológico' página sobre Geologia e Mineração.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit