Modelagem geológica 3D: do Romance ao Drama

por Marcela Tainã em 14/Aug/2019
Modelagem geológica 3D: do Romance ao Drama

Já no primeiro ano de faculdade os estudantes de geologia são convidados a abstração do tempo (quando pensamos em escala geológica) e a confecção de modelos mentais de processos complexos da natureza sejam eles endógenos ou exógenos.

A questão é que quando partimos para o mercado de trabalho temos que converter esse romance em modelos realistas para que outros profissionais possam utilizar de maneira matemática. Nesse momento saímos do romance para o drama, uma vez que se trata de uma atividade árdua converter a geologia e seus processos em um modelo 3D realístico.

Já há alguns séculos o homem tem se deparado com a necessidade de representar a natureza geológica em três dimensões e uma das primeiras ferramentas utilizadas foram os blocos diagramas. Hoje, diversas atividades minerárias são suportadas utilizando modelos 3D.

Os modelos são criados para atender alguma finalidade, ou seja, eles têm objetivo e escala. Por exemplo, um modelo criado para uma estimativa de recursos minerais possivelmente será criado em uma escala diferente de um modelo criado para sustentar um planejamento de lavra de curto prazo.

Hoje, existem vários softwares que permitem criar modelos 3D, seja usando modelagem implícita ou explícita.

  • Implícita: extraindo pontos de contatos e gerando os sólidos a partir dos mesmo em interpolações 3D.
  • Explícita: utilizando seções (2D) e a partir dessas a construindo os sólidos

Independentemente do tipo de modelagem utilizada é fundamental que o modelador tenha profundo conhecimento do modelo do depósito e seja capaz de traduzir a realidade complexa em um modelo matemático realístico e possível de ser trabalhado.

Marcela Tainã

Chartered Profession of Geology, membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos. Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit