Minecraft: As crianças estão apaixonadas por mineração e nem sabem

por Marcela Tainã em 26/Aug/2020
Minecraft: As crianças estão apaixonadas por mineração e nem sabem

Aqui em casa o jogo virou um vício, se deixar minhas meninas jogam o dia inteiro. E ficam recitando nomes de minerais e deixam a mãe geóloga apaixonada.

O jogo MineCraft propõe: “O MUNDO É TEU PARA O CRIARES.” É o jogo mais vendido de todos os tempos, vendendo mais de 200 milhões de cópias em todas as plataformas até maio de 2020, com mais de 126 milhões de jogadores ativos mensalmente. Minecraft é aclamado pela crítica, ganhando vários prêmios e sendo considerado como um dos melhores e mais influentes jogos de todos os tempos.

O objetivo do jogo é uma aventura de possibilidades infinitas à medida que o jogador constrói, minera, combate criaturas e explora a paisagem sempre em mudança do Minecraft.

As crianças têm usado termos como minerar, picaretas e nomes de minerais. Elas precisam minerar para construir casa, artefatos e sobreviver no jogo.

Os minérios são coletados principalmente para propósitos de criação, como para ferramentas e armaduras.

Obter recursos de minérios é tão simples como minerá-los (não é o caso dos minérios de ferro e ouro, que devem ser fundidos). Temos no jogo os minérios de carvão, diamante, esmeralda, de quartzo, Redstone e minério de lapis lazuli. Todos os blocos de minério, exceto ferro e ouro, exigem um toque suave picareta para se soltar.

Picareta é uma das ferramentas mais utilizadas no jogo, ela é necessária para minerar todos os minérios e vários outros tipos de blocos. Por exemplo, enquanto minério de carvão pode ser minerado com qualquer picareta, minério de ouro só pode ser obtido com picareta de ferro ou melhor, caso contrário o jogador não conseguira extrair nada. Melhores picaretas também irão minerar materiais mais rápido.

O jogo propõe a ideia da distribuição dos minérios em ambientes diferentes, de acordo com a altitude (camadas são o número de blocos de acordo com a camada mais baixa do solo).

Até as crianças já entendem, utilizando o conceito do jogo, a necessidade da mineração na construção das coisas e na manutenção e crescimento da sociedade.

Marcela Tainã

Membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos. Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit