Mais de 150 alunos capacitados em Segurança de Barragens no IM

por Gustavo Cruz em 04/Oct/2016
Mais de 150 alunos capacitados em Segurança de Barragens no IM

foto da turma Segurança de Barragens SET 2016

 

O Instituto Minere comemora com a última turma do curso de Segurança de Barragens, realizada em setembro de 2016 uma conquista importante. Já compartilhamos e trocamos experiências com mais de 150 profissionais de todas regiões do Brasil sobre a legislação, ferramentas e práticas de segurança de barragens.

A ideia nasceu há por volta de 2 anos, logo após ao rompimento da barragem b1 da Herculano Mineração, o qual fez 3 vítimas fatais – em 10 de setembro de 2014, em Itabirito, região central de Minas Gerais. Cinco pessoas da Herculano e uma da empresa que fazia auditorias anuais na estrutura foram indiciadas por homicídio com dolo eventual, além de sete tipos diferentes de crimes ambientais.

Pouco mais de um ano após esse rompimento, outro em proporções muito maiores chamou a atenção do mundo novamente para Minas Gerais com a grande tragédia do rompimento da Barragem Fundão, da empresa Samarco, que devastou o subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do município de Mariana. Deixou 19 mortos, um desaparecido e entrou para a história como o maior desastre socioambiental da história brasileira e o maior do mundo envolvendo barragens de rejeitos.

 

montagem foto turma

Tornou-se evidente aí que muitas empresas não estavam levando a sério as leis que, inclusive, em sua maior parte já existiam mas não eram seguidas pelas empresas e, outro fator evidente era a necessidade de capacitação profissional para gerenciamento de barragens e também corpo técnico de suporte capacitado de acordo com a Lei 12.334/2010 que rege a Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Com o tempo, realizando cursos em Minas e fora também, percebemos que o problema não era só com as barragens de mineração, mas também, muitas utilizadas e irrigação e outros fins.

Para o Instituto Minere, é uma grande honra e poder compartilhar conhecimento para o desenvolvimento de pessoas e da indústria brasileira e uma grande felicidade conhecer pessoas e culturas diferentes desse gigante país.

 

 

Gustavo Cruz

Gustavo é Mercadólogo, tem pós-graduação (MBA) em Comunicação e Marketing. É fundador do Instituto Minere onde é Diretor Executivo e da Mining Marketing, onde é consultor, desenvolvedor de produtos e empreendimentos, modelador de negócios, planejamento de marketing, publicidade, comunicação e cultura digital.   

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit