Maio e Junho no Instituto Minere: Novos cursos e turmas

por Mateus Fernandes em 01/May/2019
Maio e Junho no Instituto Minere: Novos cursos e turmas

Motivados pelas constantes mudanças no setor minerário e a necessidade dos profissionais se atualizarem, preparamos novidades a vocês para os meses de Maio e Junho.

A primeira é que o curso de Direito Minerário: Legislação e Prática está totalmente NOVO! Isso mesmo, desde o conteúdo programático até os professores. Tudo foi preparado com o objetivo de você aprender a teoria alinhada a prática e com profissionais especialistas no assunto e com sólida experiência de mercado. Serão abordados tópicos que envolvem a Legislação Minerária, o Novo Regulamento do Código, a Agência Nacional de Mineração – ANM, as novidades da CFEM, Processos Administrativos e Direitos Minerários, Direitos do Minerador e do Proprietário e  também os Aspectos Tributários Relevantes.

Na mesma semana nos dias 29, 30 e 31 de Maio teremos dois cursos simultâneos: Hidrogeologia Aplicada a Mineração (novinho em folha!) e o de QAQC Aplicado à Gestão de Laboratórios de Mineração (com visita técnica a SGS Geosol, empresa líder em serviços analíticos de pesquisa mineral).

O curso de Hidrogeologia Aplicada a Mineração, tem o foco de apresentar todas as etapas dentro da mineração que estão diretamente interligadas com a área de hidrogeologia de forma teórica e aprofundada com estudos de casos e aplicação de exercícios práticos.

Já o curso de QAQC busca desenvolver as capacidades para profissionais atuarem com excelência na gestão de qualidade dos dados fornecidos pelos laboratórios internos ou externos e dos profissionais envolvidos na geração dos dados (equipe de laboratório) controlar seu processo de maneira eficiente e eficaz gerando resultados de qualidade, com menor custo e tempo.

Professor Marcos Silva e alunos da turma de QAQC Aplicado a Gestão de Laboratórios de Mineração da turma de Abril de 2018.

No dia 30, começa o curso de Espeleologia no Licenciamento Ambiental, que se encerra no dia 01 de Junho, com visita técnica ao Parque Estadual do Sumidouro, para você colocar os conceitos aprendidos, em prática!

Alunos do curso de Espeleologia no Licenciamento Ambiental da turma de Setembro de 2018 na parte interna da Gruta da Lapinha no Parque Estadual do Sumidouro

Alunos do curso de Espeleologia no Licenciamento Ambiental da turma de Setembro de 2018 na parte externa da Gruta do Baú no Parque Estadual do Sumidouro

E em Junho?

Começaremos o mês com a lançamento do curso de Contratos na Mineração, que apresenta a base teórica indispensável para a negociação, elaboração e acompanhamento das mais variadas espécies de contratos inerentes à rotina de mineradoras de pequeno, médio e grande porte. Será nos dias 06 e 07 de Junho.

Na semana seguinte, uma nova turma do curso de Licenciamento Ambiental para Mineração, conteúdo essencial para profissionais e empresas, devido as recentes alterações no cenário da mineração. E devido a esse cenário, inovar torna-se algo indispensável para o crescimento e permanência do empreendimento no mercado.

Alunos do curso de Licenciamento Ambiental para Mineração em Março de 2017.

É preciso que a tecnologia deixe de ser vista como uma ferramenta de suporte e passe a ter frente no modelo de negócio do empreendimento.

O Workshop de Mineração 4.0: A interação da indústria 4.0 com os parques de mineração, irá discutir a aplicação das operações da cadeia de metálicos e não metálicos, os desafios socioambientais e de comunicação de valor, além de painéis didáticos e de análise de negócios. O evento reunirá profissionais referência na aplicação de tecnologias da indústria 4.0 na mineração, abordando temas como: Pesquisa Geológica Avançada, Gestão da Qualidade ROM versus Demanda, Geotecnia de Barragens Instrumentada/Automatizada, Realidade aumentada como tomada de decisão dinâmica, entre outros. O evento será nos dias 13 e 14.

E para terminar o mês de Junho e o primeiro semestre de 2019, o curso de Teoria Moderna da Amostragem para Mineração, abordando a amostragem em todas as fases da mineração, exploração mineral, grade control, planta de beneficiamento e embarque dos produtos.

Primeira turma do curso de Teoria Moderna da Amostragem na Mineração em Abril de 2018.

E aí, em qual curso a gente se encontra? 

Para mais informações sobre o curso e conhecer os professores: CLIQUE AQUI

Mateus Fernandes

Analista de Comunicação e Marketing no Instituto Minere. Bacharel em Publicidade e Propaganda, Especialista em Marketing Estratégico. 

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit