Inovação Tecnológica Sustentada: Arranjos Complexos para a Mineração

por Gustavo Cruz em 02/Oct/2024
Inovação Tecnológica Sustentada: Arranjos Complexos para a Mineração

Por que implementar a inovação tecnológica é um grande desafio? Por diversos fatores como o ecossistema (não gosto de chamar de 'cultura' o ambiente de implementação), recursos financeiros, capacidade técnica das equipes e muitas vezes, adaptações do próprio modelo de negócios. Então, como criar um ambiente propício para implementar a inovação tecnológica nas iniciativas empreendedoras? Recentemente, apresentei uma palestra em um evento do CREA-MG para um público de mineração, na qual abordei um recorte quanto aos desafios para a implementação de inovação tecnológica em uma grande empresa de mineração que conta com recursos para investir, mas que tem muita dificuldade para manter ou fazer a gestão das iniciativas, chegando, muitas vezes, em 'becos sem saída', falsos começos ou sofrendo com desvios no foco da produção — mesmo contando com programas de inovação aberta. Afinal, há solução para isso?

Eu digo que sim, mas é necessário definir um bom programa de gestão da inovação, trabalhar as várias inovações de ecossistema e definir claramente a estratégia que se irá adotar. Será inovação aberta, equipe interna e P&D, organização ou um empreendimento para atuar com as mudanças ambientais? Esta são apenas três soluções (que estão sempre à virada) para transformar desafios em oportunidades e fazer da inovação um verdadeiro motor de desenvolvimento e crescimento dos negócios.

Você sabia que já tem muito artigo científico sobre o assunto? Para quem deseja se aprofundar mais no tema, já vou recomendar 3 artigos clássicos sobre o que estou falando:

  1. 'The Ambidextrous Organization: Managing Evolutionary and Revolutionary Change' de Charles A. O’Reilly III e Michael L. Tushman. Este artigo aborda a temática da ambidestria organizacional na gestão da inovação.
  2. 'The Dynamics of Innovation: From National Systems and 'Mode 2' to Triple Helix of University–Industry–Government Relations' de Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff. Um estudo fundamental sobre arranjos de complexidade da inovação, destacando a interação entre universidade, indústria e governo.
  3. 'Sustaining Innovation' de Clayton M. Christensen. Um obra essencial para entender como as empresas podem manter a inovação ao longo do tempo de forma sustentada.

Como sempre dizemos no Instituto Minere, conhecimento compartilhado é conhecimento ampliado. Bora trocar essa ideia?

[Matéria retirada do Jornal Cidades e Minerais - Edição Agosto 2024] 

Gustavo Cruz

Gustavo é fundador, CEO e Planner do Instituto Minere, Lea Hub e Mining Marketing. É mercadólogo, MBA em Comunicação e Marketing pelo BI International. Está no mercado desenvolvendo produtos, negócios, comunicação e comércio em ambientes digitais desde 2012, atuando principalmente nos setores de mineração, envolvendo educação, empreendedorismo e marketing. É desenvolvedor de negócios, planejamento estratégico e transformação digital.


  

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit