Geração e armazenamento de dados na mineração

por Marcela Tainã em 18/Aug/2021
Geração e armazenamento de dados na mineração

Um dado é um registro de algo. Na vida de um empreendimento mineiro desde a decisão de iniciar uma pesquisa até o fechamento de uma mina, há uma infinidade de dados sendo gerados. E a qualidade desses dados norteará boas ou más decisões.

O desejo de se gerar do dado ou do produto de qualidade é materializado em um programa de Qa/Qc.

A metodologia do Qa/Qc pode e deve ser aplicada a qualquer geração de dado, informações e produtos. O como fazer Qa vai depender do processo e das necessidades do dado a ser gerado.

Qa garantirá que o dado está sendo gerado de forma a atender as necessidades de certo produto ou serviço e o Qc irá verificar se a forma proposta no Qa está sendo seguida e qual o erro na geração desse dado.

O dado é o maior é o bem mais valioso de qualquer empreendimento, já diz o provérbio “Quem tem informação tem poder”. Mas esse poder de decisão só é válido se o dado for bom, por isso o Qa/Qc é fundamental.

Segundo William Edward Deming, “Sem dados você é uma pessoa qualquer com uma opinião”, os dados balizaram as estratégias em qualquer área. Isso vale para dos de teor, de densidade, de umidade, de nível d’água, de geotecnia, de compactação, recuperação...

E aqui uma reflexão: adianta gerar dados e produtos de qualidade e não os armazenar corretamente?

Assim, precisamos de Qa/Qc inclusive para armazenar esses dados. Não me parece lógico depois de tanto trabalho para obter o dado simplesmente jogá-lo em uma planilha Excel qualquer e esquecê-lo no computador. Infelizmente, apesar de não parecer lógico, o que mais corre é falta procedimento de armazenamento de dados e esses dados tão caros se perdem ou perdem a rastreabilidade.

A qualidade começa na intenção, logo é necessário que a empresa entenda que é fundamental o cuidado com a geração e armazenamento do dado.

Sabe-se que o Recurso e Reserva mineral de dado empreendimento é seu principal ativo. Mas conforme a Constituição da República de 1988, o solo e subsolo de um terreno pertencem à União, assim a informação deveria ser vista como o principal ativo.

Vou me valer de uma comparação para mais uma reflexão: você deixaria as joias da família guardadas em qualquer gaveta? O que é valioso é devidamente guardado, não damos acesso a qualquer pessoa.

Assim, o dado precisa de QaQc na geração e precisa, entre outras coisas, cuidados no armazenamento para evitar erros, redundâncias e fraudes. Bons dados e bem armazenados permitiram melhor acesso à informação e maior segurança.

Marcela Tainã

Membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos. Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit