Geotecnia: O que é e a atuação do profissional

por Leandro Azevedo em 21/Feb/2020
Geotecnia: O que é e a atuação do profissional

Quando pensamos em Geotecnia qual a primeira imagem que aparece na mente? Se você for Engenheiro provavelmente fará uma associação com as obras, irá pensar nos diversos problemas construtivos (trincas, recalques, etc) que lhe trarão a mente recordações de mecânica dos solos. Geólogos em um primeiro momento provavelmente irão pensar no maciço rochoso ou até mesmo na qualidade do agregado utilizado, por exemplo, em uma estabilização de talude através de obras de contenção.

Por definição, Geotecnia é a aplicação de métodos científicos e princípios de engenharia para a aquisição, interpretação e uso do conhecimento dos materiais da crosta terrestre para a solução de problemas de engenharia. Nessa definição podemos encaixar diversas situações como cálculo de estabilidade de Taludes em mineração, Estabilidade de Taludes de aterro, Estabilidade de Barragens, Obras de Contenção com foco em Fechamento de Mina, descomissionamento de Barragens, entre outros.

Independentemente da atuação do Geotécnico, ele certamente irá precisar de ensaios que em sua maioria são realizados em laboratórios certificados. O Geotécnico também deve ser capaz de sugerir os tipos de ensaios mais adequados a serem realizados em cada situação além de fazer a correta interpretação dos dados.

Podemos dividir a Geotecnia em duas áreas:

  • Geotecnia Básica, que compreende o estudo da Geologia, Mecânica dos Solos e Mecânica das Rochas;
  • Geotecnia Aplicada, que envolvem estudos relacionados a Estabilidades de Taludes na Mineração, Estabilidade de Taludes em rodovias, Barragens, Engenharia Ambiental, Túneis, Fundações, entre outros diversos assuntos.

Não importa qual seja seu interesse de atuação, uma coisa é certa, você terá que se especializar na área e principalmente, se manter atualizado. O conhecimento acadêmico é muito importante, mas a troca de experiência com os profissionais que atuam na área é tão importante quanto.


Leandro Azevedo

Mestre pela UFMG no Programa de Pós Graduação em Engenharia de Minas, com foco em Geotecnia. Formado em Geologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Especialista em Sistemas Mínero-Metalúrgico Pela Universidade Federal de Ouro Preto e Engenharia de Recursos Minerais pela UFMG. Atuou como coordenador de campo em trabalhos de Aero Geofísica no Brasil e no exterior. Atualmente é Geotécnico de Cavas na Vale onde possui mais de 10 anos de experiência em projetos no Brasil, África e Argentina, com geotecnia e coordenação de equipes. É consultor geotécnico e desde 2016 também atua como palestrante e professor em cursos de engenharia, geologia e pós-graduação.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit