Espírito Santo: O estado das rochas

por Instituto Minere em 06/Sep/2017
Espírito Santo: O estado das rochas

As primeiras unidades produtivas do setor de mármore e granito no Espírito Santo tiveram início na década de 1930. Apesar de tradicionalmente concentrada na região de Cachoeiro de Itapemirim, hoje a produção de rochas encontra-se disseminada por todo o estado, sobretudo nas regiões sul, que possui grande concentração de empresas de beneficiamento, e norte, com forte concentração da atividade extrativa.

De acordo com a superintendente do Centro das Indústrias Exportadoras de Rochas Ornamentais (Centro Rochas), Olívia Tirello, o Espírito Santo é o principal produtor e o maior processador e exportador de rochas ornamentais do Brasil. É responsável por 47% da produção interna do país. Segundo ela, o estado concentra mais da metade do parque industrial brasileiro do setor, tanto em número de teares (equipamentos utilizados para a serragem dos blocos de rocha, transformando-os em chapas) e empresas, quanto em termos de crescimento.

Cadeia produtiva 

O estado abriga todas as atividades da cadeia produtiva principal: jazidas e pedreiras dos mais diferentes tipos de mármores e granitos, empresas para beneficiamento primário (serragem) e secundário (polimento e obtenção de produtos acabados), além de grande parte das atividades da cadeia de apoio, que inclui prestadores de serviços técnicos, fabricantes de máquinas e equipamentos e fornecedores de outros insumos industriais.

As rochas de Cachoeiro

A maior cidade da região sul do Espírito Santo, Cachoeiro de Itapemirim, destaca-se pelo seu parque industrial de beneficiamento de rochas ornamentais. Com mil empresas instaladas na região, o setor gera dez mil postos de trabalho em todo o município. A atividade de mármore e granito possui diversas micro e pequenas empresas espalhadas por 14 cidades circunvizinhas, formando o Arranjo Produtivo Local (APL) de Rochas Ornamentais. Localizada a 120km da capital Vitória e com uma população estimada em 180 mil habitantes, o município realiza, há quinze anos, a Feira Internacional do Mármore e Granito. A Feira Internacional do Mármore e Granito reúne toda a cadeia produtiva do setor de rochas ornamentais. Durante a feira são expostos os últimos lançamentos de máquinas, equipamentos, ferramentas e outros insumos utilizados pela indústria do mármore e granito.

Fonte: Ministério da Educação - Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit