Espírito Santo coloca o Brasil entre os maiores na produção e exportação de mármore e granito

por Instituto Minere em 14/Jan/2019
Espírito Santo coloca o Brasil entre os maiores na produção e exportação de mármore e granito

A força do setor de rochas ornamentais brasileiras segue em alta no mercado internacional. Dados da Associação Brasileira de Rochas Ornamentais (Abirochas) apontam que o Brasil ocupa a 4º posição de países que mais produziram pedras naturais, sendo responsável por 7% da produção mundial do setor de rochas. As transações comerciais no ano de 2018 encerraram com um montante de US$ 992,5 milhões em exportações. Estados Unidos, China e Itália, respectivamente, mantiveram a liderança. O Espírito Santo, por sua vez, permaneceu na hegemonia de principal estado exportador brasileiro, respondendo por US$791,3 milhões das exportações, o equivalente a 79,37% do total de faturamento do país.

Dados do Sindicato da Indústria de Rochas Ornamentais, Cal e Calcários do Espirito Santo (Sindirochas) analisam o ano de 2018 com números animadores para as exportações de rochas ornamentais. Apesar do resultado final do ano ter ficado 10,38% abaixo do que foi verificado em 2017 (exportações brasileiras), os últimos quatro meses foram de resultados positivos, se comparados o mesmo período de 2017. De setembro a dezembro, houve uma retomada do crescimento, com pico no mês de novembro, cujo resultado foi 24,92% melhor que o mesmo mês em 2017. Já nas exportações capixabas foi detectado o mesmo comportamento, apenas alterando o mês mais positivo para dezembro, com crescimento de 24,58%.

Detentor da maior diversidade de pedras naturais do mundo, com grande variedade de materiais clássicos e exóticos, o país também carrega o título de 6º exportador mundial de rochas ornamentais e grande parte dessa conquista é impulsionada pelo mercado capixaba: o Espírito Santo possui o maior parque industrial brasileiro e mais de 90% dos teares multifios em funcionamento.

Ainda de acordo com o levantamento divulgado no relatório de exportações de dezembro de 2018 do Sindirochas, ficou confirmado que o Espírito Santo permaneceu na liderança dos estados brasileiros que mais exportaram nesse mês; já no ranking das 30 maiores empresas exportadoras de rochas ornamentais do Brasil, referente ao período de janeiro a novembro de 2018, 29 delas são do Estado.

Nesse cenário, onde o Espírito Santo é um grande propulsor de vendas para os mercados estrangeiros, acontece a maior feira de rochas ornamentais das Américas, Vitoria Stone Fair l Marmomac Latin America. A feira abre o calendário mundial de eventos do setor de mármore e granito e recebe mais de 20 mil visitantes, entre os quais compradores de mais de 46 países.

Fonte: ESHOJE 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit