DNPM e CPRM em cooperação técnica para atrair investimentos

por Gustavo Cruz em 15/Oct/2016
DNPM e CPRM em cooperação técnica para atrair investimentos

O Ministério de Minas e Energia assinou um acordo de cooperação técnica (06-10-2016) entre o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que visa melhorar o ambiente de investimento na mineração e os trâmites administrativos de processos minerários. Com a parceria, que tem duração até dezembro de 2017, o ministério prevê acelerar investimentos em 20 mil áreas que estão em processo de disponibilidade no DNPM.

A intenção do MME é agilizar a análise e liberação de áreas para atrair mais investimentos. A iniciativa, que prevê o compartilhamento de informações e integração de processos, tem três frentes de trabalho: análise técnica conjunta das áreas em disponibilidade no DNPM, monitoramento de barragens e a criação de um banco de dados.

Dentre as ações conjuntas estão a geração e difusão do conhecimento geológico e hidrológico do território brasileiro, gestão dos recursos minerais, elaboração e implementação de políticas públicas voltadas para a mineração sustentável, dentre outras questões. Também está previsto no acordo suporte técnico do CPRM ao DNPM no monitoramento de barragens de rejeito de mineração, inicialmente nos Estados de Minas Gerais e Pará, os dois principais Estados para o setor de mineração no Brasil.

O MME quer a viabilizar a implantação de um sistema de monitoramento que disponibilizará informações sobre eventos sísmicos nas regiões de barragens.

Estamos vendo o governo discutindo e tentando algo, mas adianta fazer algo sem a definição e o Novo Marco Regulatório? Isso sim faria um bem enorme ao setor. O maior problema na mineração brasileira tem um nome. Governo Federal, que além de não ajudar, atrapalha!

 

Gustavo Cruz

Gustavo é Mercadólogo, tem pós-graduação (MBA) em Comunicação e Marketing. É fundador do Instituto Minere onde é Diretor Executivo e da Mining Marketing, onde é consultor, desenvolvedor de produtos e empreendimentos, modelador de negócios, planejamento de marketing, publicidade, comunicação e cultura digital.   

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