Desmembrando o QAQC e entendendo o QA

por Marcela Tainã em 02/Apr/2019
Desmembrando o QAQC e entendendo o QA

O conceito do QA (Garantia da Qualidade) tem uma definição ampla, sendo resumidamente todos os procedimentos e ações sistemáticas feitos para dar a um processo a precisão necessárias para proporcionar a confiança adequada ao dado que ele gera. Assim, é possível e desejável ter QA em qualquer atividade.

A abordagem sistemática da qualidade começou na fabricação industrial durante a década de 1930 quando foi dada atenção ao custo e ao retrabalho. Traduzindo essa preocupação para a mineração pode-se dizer que qualquer dado gerado por processos de baixa confiança será um dado de baixa precisão. Dados ruins balizam decisões ruins, e essas decisões podem custar milhões.

Como todos os processos podem e devem ter QA é importante entender:

  • Em que etapa estamos;
  • Quais operações são sistemáticas;
  • Quais ferramentas de controle eu posso usar. (É ainda no QA que se define as ferramentas e as ações que serão tomadas com o QC.)

Ou seja, cada processo tem a melhor forma (ou a possível) de ser feito e cada um tem uma ferramenta de controle específica para se medir precisão.

E o que seriam esses processos? Toda e qualquer atividade que gere um dado.

Exemplificando:

  • Quando se mede o desvio de um furo estamos gerando um dado de posicionamento. É importante ter QA de como fazer um furo e como medir seu desvio, da mesma forma é fundamental ter QC para saber a precisão associada a esses desvios.
  • Quando se fazemos um modelo geológico estamos representando o volume de alguma informação geológica de interesse. É importante ter QA de como fazer, da mesma forma é fundamental ter QC para saber a precisão associada a essa representação 3D.

Os exemplos mais comuns de QAQC são vinculados as ferramentas de controle de precisão e exatidão analíticos, mas é importe entender que QAQC não se restringe a isso.

Marcela Tainã

Chartered Profession of Geology, membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos. Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit