Descaracterização de barragem de mineração

por Instituto Minere em 09/Dec/2019
Descaracterização de barragem de mineração

A Vale concluiu o processo de descaracterização da barragem 8B, localizada na Mina de Águas Claras, em Nova Lima (MG), uma das nove construídas pelo método a montante e que deverão ser descaracterizadas ou estar com o fator de segurança adequado nos próximos três anos. A medida tem como objetivo não colocar as comunidades, meio ambiente e municípios próximos das barragens em risco.

Além da 8B, o projeto de descaracterização inclui as barragens Sul Superior (Barão de Cocais); Vargem Grande (Nova Lima); Fernandinho (Nova Lima); B3/B4 (Nova Lima); Grupo (Ouro Preto) e Forquilhas I, II e III (Ouro Preto). Em algumas estruturas estão sendo construídas barreiras de contenção a jusante para reforçar a segurança em caso de rompimento. As obras de descaracterização e de contenção estão orçadas em R$ 8,6 bilhões.

A obras de descaracterização da barragem 8B incluíram a remoção do alteamento que estava apoiado sobre sedimentos e a construção de um canal central com pedras para possibilitar o escoamento natural da água superficial.

Fonte: Brasil Mineral

 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit