Critérios e Controle de Qualidade dos Dados na Geotecnia

por Gustavo Cruz em 03/Jun/2022
Critérios e Controle de Qualidade dos Dados na Geotecnia

Você trabalha na investigação, ensaios ou desenvolvimento de projetos geotécnicos? Como você tem feito o controle dos dados gerados nestes trabalhos? Você sabe que a obtenção de dados de forma inadequada pode provocar danos graves as estruturas, pessoas e meio ambiente, não é?

Na mineração não é novidade a metodologia que cria o programa de controle e garantia da qualidade de dados QAQC (quality assurance and quality control). É amplamente debatido neste setor e primordial para a apresentação de projetos que dependem da certificação de recursos e reservas.

Já na aplicação desses conceitos na geotecnia, o foco é tão ou mais importante, pois recai principalmente sobre os aspectos da segurança das estruturas e gestão de riscos. Hoje são realizados grandes investimentos na instrumentação e equipamentos para as atividades de investigação, ensaios e monitoramento geotécnico, mas a base para a tomada de decisões são principalmente dados.

Um programa de QAQC aplicado à geotecnia pode abordar procedimentos específicos para todas as etapas dos projetos, desde a seleção do local, a investigação geotécnica, construção e o monitoramento das estruturas. Desenvolve as ferramentas para se reconhecer e reduzir a magnitude dos erros, além de deixar organizar a documentação necessária para mostrar que o seu trabalho tem materialidade e competência.

Uma decisão é tão boa quanto o dado na qual ela se baseia e o gerenciamento de custos e tomada de decisões estratégicas dependem dos dados geotécnicos que formam a base para o planejamento e controle de riscos das estruturas.

 

Gustavo Cruz

Gustavo é Mercadólogo, tem pós-graduação (MBA) em Comunicação e Marketing. É fundador do Instituto Minere onde é Diretor Executivo e da Mining Marketing, onde é consultor, desenvolvedor de produtos e empreendimentos, modelador de negócios, planejamento de marketing, publicidade, comunicação e cultura digital.   

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit