Como fazer uma mina inteligente

por Instituto Minere em 12/Jul/2021
Como fazer uma mina inteligente

Existem três níveis de tecnologias: dispositivos inteligentes, conectados e Internet das Coisas (IoT).

Dispositivos inteligentes são capazes de computação autônoma para realizar tarefas específicas sem a orientação de um humano. Um dispositivo inteligente conectado vai um passo além ao se conectar a uma rede de dados, dando aos usuários a capacidade de monitorar e controlar o dispositivo remotamente. Os dispositivos IoT se conectam e se comunicam com outros dispositivos na rede para fornecer informações compartilhadas e feedback.

Uma mina inteligente vai além de adotar as mais novas tendências de tecnologia. As minas inteligentes utilizam tecnologias integradas para compartilhar informações e conectar processos em toda a cadeia de valor da mineração. Isso significa melhor colaboração e tomada de decisões para sua equipe.

 
Extraindo valor

 

A análise de amostras de testemunho é comum na fase de exploração de uma mina. Ele fornece informações fundamentais para a construção de um modelo geológico.

Na mina Tenke Fungurume, na República Democrática do Congo, um dos desafios foi compartilhar imagens com os projetistas de modelos geológicos. Não havia uma maneira fácil de usar as imagens sem as fotos necessárias baixadas para um computador.

Ao sincronizar as imagens com o software de planejamento, a mina pode basear seu fluxo de trabalho nas imagens de amostra principais. Isso dá aos planejadores uma fonte imediata de dados para modelagem contínua.

 
Uma plataforma unificada

 

O próximo passo? Agendamento.

Tradicionalmente, os planos de longo, médio e curto prazo são preparados por vários departamentos, equipes e software. Quando esses planos estão alinhados, as minas podem otimizar toda a sua operação.

Na mina Mont-Wright da ArcelorMittal em Quebec, os planejadores usaram o software MinePlan para mover seus fluxos de trabalho de planejamento para uma única plataforma.

Ao integrar ferramentas para agendamento de atividades com projetos de blocos, a mina pode atualizar modelos com base em seu fluxo de trabalho de planejamento de curto prazo para fornecer transparência de dados mais precisa entre as funções.

 
Construindo uma cultura de comunicação e confiança

 

Indo além da tecnologia, o componente humano não pode ser esquecido. Você pode ter a melhor tecnologia para agilizar os processos de mineração, mas o que acontece quando você enfrenta uma crise?

Em 2013, a mina Bingham Canyon, em Utah, experimentou o maior deslizamento de terra de mineração da história. O slide Manefay interrompeu as operações e poderia ter custado milhões à empresa se não fosse por sua resposta rápida .

As regras e processos em vigor na mina tiveram que ser analisados ​​para ver o verdadeiro custo do deslizamento. Em alguns casos, isso significava quebrar as regras quando elas não tinham mais valor.

Também exigiu nível um alto nível de comunicação e confiança entre as equipes envolvidas para inovar e evitar a crise. Os engenheiros juniores receberam responsabilidades que normalmente não receberiam e superaram todas as expectativas.

Para construir uma cultura de inovação, as pessoas precisam ter liberdade para encontrar novas maneiras de fazer as coisas.

A pandemia global forçou muitas empresas de mineração a repensar seus processos e a tecnologia que usam. Aqueles que antes relutavam em adotar novas tecnologias, agora estão procurando maneiras de tornar suas minas mais eficientes e produtivas.

 
Gerenciando a mudança

 

Em sua principal mina de prata no México, Fresnillo integrou tecnologia para planejamento, operações, empreendimento e pesquisa e monitoramento. A empresa conduziu uma pesquisa preliminar exaustiva antes de selecionar a Hexagon como parceira de tecnologia.

Fresnillo construiu metas de implementação realistas e viáveis. Ele começou abordando questões de segurança em suas minas usando sistemas de prevenção de colisão e, em seguida, mudou para o gerenciamento de frota para começar a conectar os processos de mineração.

Fresnillo fez questão de informar seu pessoal sobre as novas implementações e processos. Os gerentes de mina foram responsabilizados por esses processos e incluíram sindicatos e contratados desde o início para gerenciar as mudanças.

Tornar-se uma mina inteligente não acontece da noite para o dia. Vai além de simplesmente comprar a tecnologia mais recente. As minas inteligentes compreendem três componentes principais.

Em primeiro lugar, é a implementação de tecnologias inteligentes com o objetivo de conectar pessoas e processos. Metas claras ajudarão a atender às necessidades de seu site.

Em segundo lugar, gerenciar a mudança necessária para treinar pessoal para a adoção de tecnologia adequada.

Por fim, receber insights de dados e análises para tomar decisões melhores e proativas.

É importante formar a parceria certa em sua jornada de digitalização enquanto avalia e implementa tecnologias inteligentes. Capacite seu futuro autônomo com um parceiro, para a vida da sua.

 Fonte: Artigo original em inglês disponível no site: www.hexagonmining.com

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit