Como a Internet das Coisas Industrial está mudando a indústria de mineração

por Instituto Minere em 25/May/2019
Como a Internet das Coisas Industrial está mudando a indústria de mineração

Na era digital, a internet está transformando rapidamente a forma como as pessoas vivem e trabalham. À medida que a tecnologia e a inovação avançam, os limites da possibilidade são empurrados. Nos últimos anos, a conectividade à internet foi aproveitada e aplicada a uma infinidade de objetos físicos, abrindo caminho para uma revolução tecnológica. Isso é chamado de Internet das Coisas (IoT) e o componente industrial disso é chamado de IIoT.

Essa ruptura digital chamou a atenção da indústria de mineração, que está se preparando para ser um participante significativo neste espaço. De acordo com o índice de produtividade MineLens, a produtividade da mineração diminuiu 28% na última década. A indústria de mineração está enfrentando um ciclo de alta, e a IIoT apresenta inúmeras oportunidades e benefícios para maximizar a lucratividade.

O que é o IIoT?

O IIoT é constituído por uma rede de dispositivos, objetos e computadores que monitoram, coletam, analisam e compartilham dados entre si. Esse 'big data' é analisado usando algoritmos avançados antes de ser transmitido ao usuário final com insights acionáveis.

Uma rede da IIoT incorpora ativos inteligentes, incluindo controladores, aplicativos, componentes de segurança e sensores que atingem, comunicam e armazenam dados. Um sistema de rede e comunicação transfere os dados brutos entre esses componentes e o armazenamento em nuvem, onde são processados ​​e analisados.

O IIoT distingue-se da IoT na medida em que é industrial e não baseada no consumidor. O objetivo é melhorar a eficiência e a segurança para operações de grande escala e é usado nas indústrias de petróleo e gás, energia, agricultura, transporte, saúde e manufatura. Prevê-se que mais empresas adotem a IIoT à medida que a tecnologia avança, com algumas estimativas esperando US $ 500 bilhões em gastos mundiais até 2020.

Como a IIoT é usada na mineração?

Embora o uso da IIoT no setor de mineração ainda esteja em seus estágios iniciais, ele já foi utilizado em vários cenários para um efeito positivo.

Caminhões de mineração são um exemplo proeminente. O Fortescue Metals Group usa a IIoT para fornecer uma visão móvel de quanto seus caminhões transportam, e se estão cheios. Isso permite que a equipe de operações entre em contato com um motorista se um caminhão não estiver operando na capacidade máxima, de modo que as taxas de rendimento possam ser aumentadas, aumentando a receita.

A Rio Tinto também utiliza a IIoT, criando uma frota de caminhões sem motoristas para transportar minério entre minas e plantas de processamento. Com planos para automatizar trens e escavadeiras, o uso da IIoT aumentou a segurança e simplificou a logística.

A segurança é uma força motriz por trás da adoção da IIoT na indústria de mineração. A Goldcorp instalou dispositivos de rastreamento nos capacetes dos funcionários para monitorar seus locais em tempo real. Eles também desenvolveram uma solução IIoT para regular o fluxo de ar nas minas. Para muitas empresas, a oportunidade de reduzir o risco em minas perigosas é particularmente atraente. A fabricante de equipamentos de processamento Weir Minerals criou uma plataforma IIoT que pode ser integrada com seus produtos em vários processos. A tecnologia Synertrex® coleta dados críticos para fornecer aos operadores informações sobre a funcionalidade do equipamento. Ele pode ser usado para prever problemas de prevenção de tempo de inatividade e manutenção preditiva, bem como otimizar o maquinário para desempenho e taxa de transferência aprimorados.

Embora a perfuração autônoma esteja disponível há algum tempo, as empresas de mineração agora esperam usar a IIoT para expandir suas capacidades de extração. Pesquisas foram conduzidas para desenvolver máquinas autônomas que podem detectar materiais e limites e ter um sistema de orientação automática para o corte. Com investimento pesado na IIoT, é uma questão de quando, e não se, essa tecnologia se torna amplamente implementada em todo o setor de mineração.

Benefícios

Como a tecnologia IIoT é desenvolvida, torna-se mais disponível e acessível para implementar em larga escala.

Para operadores de mineração, a IIoT pode fornecer uma compreensão mais profunda da base de recursos. Com vários conjuntos de dados de exploração e modelagem disponíveis para ajudar na perfuração adicional, a incerteza é reduzida.

O maquinário ativado pela IIoT pode ajudar a otimizar o fluxo de materiais e equipamentos para aumentar a eficiência e o rendimento. Falhas no equipamento podem ser antecipadas e o monitoramento em tempo real permite tomadas de decisão sofisticadas e estratégias de manutenção preditiva.

O aumento da automação de equipamentos e veículos da planta aumenta a segurança e, ao mesmo tempo, reduz os custos, removendo funcionários de situações perigosas. Através da IIoT, a perfuração e o jateamento podem ser otimizados, levando a uma melhor programação de minas e logística. A integração da tecnologia da IIoT em uma operação completa de mina pode expandir o ROI, impulsionando o rendimento e reduzindo os gastos.

Depois de avaliar os usos e benefícios da IIoT para a indústria de mineração, o investimento significativo de muitas empresas de recursos nessa tecnologia é facilmente justificável. Como a IIoT se desenvolve rapidamente, as minas estão se tornando mais produtivas. Embora a mineração esteja sujeita a ciclos de expansão e retração, a IIoT pode criar operações mais seguras e consistentes para aumentar o crescimento e a segurança.

Fonte: Mining.com

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit