Anglo American desenvolve Programa de Fortalecimento com municípios vizinhos ao Minas-Rio

por Gustavo Cruz em 04/Jan/2017
Anglo American desenvolve Programa de Fortalecimento com municípios vizinhos ao Minas-Rio

A Anglo American, em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), conduziu ao longo de 2016 o Programa de Fortalecimento da Gestão Pública. A iniciativa visa trabalhar com os municípios de Conceição do Mato Dentro, Alvorada de Minas, Dom Joaquim e Serro, em Minas Gerais, para  contribuir com a capacitação dos gestores públicos na elaboração de projetos e captação de recursos.

“Estamos fornecendo informações sobre as diversas fontes de financiamento e como acessá-las. Nosso objetivo é possibilitar que os municípios avancem em ações que  promovam sustentabilidade e desenvolvimento local, bem como maior independência da atividade minerária”, pontua Silvio Lima, Gerente de Desenvolvimento Social, Relações Institucionais e com Comunidades da Anglo American.

Como parte do programa, a empresa já realizou duas oficinas para os gestores públicos em cada município – com exceção de Conceição do Mato Dentro, cujas atividades começarão no primeiro semestre de 2017. A primeira oficina buscou capacitar os participantes em redação de projetos, abordando temas como gestão, priorização de projetos, visão de futuro, fontes de captação de recursos,  metodologia e etapas para elaboração de projetos.

O segundo treinamento focou na captação de recursos, abordando o papel e as diferenças entre os setores público, privado e terceiro setor; estratégias e plano de mobilização de recursos; fontes de financiamento; dentre outros pontos. Após as duas capacitações, cada município desenvolveu um projeto, que contará com umcoaching do IDIS até a sua submissão a uma fonte de financiamento, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2017.

Alvorada de Minas está trabalhando com foco na criação de uma cooperativa musical. A auxiliar administrativo da prefeitura, Ank Spekman, considera que a iniciativa é muito importante para as crianças e os jovens carentes da região. “As capacitações que recebemos foram muito válidas e nós aprendemos bastante, principalmente sobre projetos, que é uma área pouco explorada aqui no município. Certamente o programa nos ajudará a buscar outras fontes de recursos, tendo em vista a difícil situação do estado e do país”, avalia.

Cristina Maria Gonçalves, auxiliar de biblioteca da prefeitura de Dom Joaquim, conta que foi a primeira vez que participou de uma capacitação deste nível. “Estamos trabalhando no projeto para a expansão da biblioteca municipal e animados com a possibilidade de ele ser contemplado por alguma fonte de financiamento. Nossa expectativa é melhorar nosso acervo literário e imobiliário e também levar o conteúdo de literatura e arte para os alunos da área rural, para que eles tenham acesso a aulas mais dinâmicas”, explica.

Já o município do Serro busca ampliar a feira dos agricultores rurais. “O projeto será muito importante para fortalecer esses agricultores, que terão a oportunidade de expor seus produtos. Com isso, nós vamos contribuir até para o turismo da cidade. Participar do programa foi muito válido, pois com a capacitação dos funcionários efetivos temos como dar continuidade ao trabalho e buscar recursos para outros projetos”,  elogia a secretária municipal de Educação do Serro, Elaine de Fátima Nunes.

Sobre o Minas-Rio

O Minas-Rio inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; mineroduto com 529 km de extensão e que atravessa 33 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João da Barra (RJ).

Fonte: De FatoOnLine

Gustavo Cruz

Gustavo é fundador, CEO e Planner do Instituto Minere, Lea Hub e Mining Marketing. É mercadólogo, MBA em Comunicação e Marketing pelo BI International. Está no mercado desenvolvendo produtos, negócios, comunicação e comércio em ambientes digitais desde 2012, atuando principalmente nos setores de mineração, envolvendo educação, empreendedorismo e marketing. É desenvolvedor de negócios, planejamento estratégico e transformação digital.


  

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit