A miséria da indústria de minério de ferro no Brasil, um boom para grandes mineradoras australianas

por Instituto Minere em 05/Jun/2019
A miséria da indústria de minério de ferro no Brasil, um boom para grandes mineradoras australianas

Os preços do minério de ferro parecem mais fortes por mais tempo, potencialmente gerando lucros inesperados para os grandes mineradores da Austrália Ocidental nos próximos dois anos. Como o preço do minério de ferro atingiu uma alta de cinco anos de US $ 107,50 / t esta semana, os analistas começaram a se esforçar para revisar suas estimativas à medida que começam a digerir o impacto das interrupções no fornecimento do Brasil e quanto tempo as interrupções podem durar.

Gigante de minério de ferro A Vale foi forçada a fechar minas no Brasil, representando cerca de 90 milhões de toneladas de produto anual, após um desastre na barragem de rejeitos em janeiro, que matou centenas de pessoas. A empresa está enfrentando outra falha de barragem em uma de suas minas inativas e sua mina de 30mtpa em Brucutu permanece fechada com incertezas sobre quando ela pode reabrir.

As ações da Rio Tinto atingiram uma alta de 11 anos na segunda-feira, antes de fecharem mais de 2%, depois que a Goldman Sachs fez uma recomendação de compra, alertando que o déficit global de oferta poderia durar até 2020.

Neste mês, a Rio revelou que recebeu US $ 2 bilhões em fluxo de caixa livre adicional para cada aumento de US $ 10 / t no preço do minério de ferro.

O UBS e o Commonwealth Bank também foram forçados a elevar suas previsões de preço do minério de ferro nos últimos dias. O analista sênior da Shaw and Partners, Peter O’Connor, disse que a interrupção da Vale não duraria semanas, nem meses, mas anos.

“O minério de ferro ficará mais alto por mais tempo do que qualquer um já havia pensado – este é um evento de duração estendida”, disse ele.

Ele notou que a mina da Samarco no Brasil ainda não havia retornado à produção após o colapso da barragem de rejeitos em novembro de 2015, matando 19 pessoas e expelindo lama tóxica que poluía rios e praias.

“Eles (a Vale) estão agora do lado errado da sua licença social, que eles têm que reconquistar – essa é uma questão de muitos anos”, disse O’Connor. “Segurança e remediação vem em primeiro lugar e a produção é a segunda, e será a segunda por muito tempo”.

Os estoques de minério de ferro nos portos chineses caíram para o menor nível desde 2017, com as siderúrgicas do país continuando a produção a taxas quase recordes.

Os produtores de minério de ferro, como China e Irã, poderiam ser incentivados a entrar no mercado se o preço permanecesse elevado por um período sustentado, mas a retomada da produção levaria tempo e havia impedimentos para retomar as operações.

Nesse ínterim, os acionistas da Rio Tinto, BHP e Fortescue Metals Group estão preparados para obter retornos acima da média.

Fonte: O Petróleo 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit