A importância do explosivo para a mineração

por Wagner Araújo em 04/Sep/2018
A importância do explosivo para a mineração

Você já parou para pensar sobre o uso dos explosivos e sua importância para o seu dia a dia? Hoje, é comum acompanharmos notícias de uso dos explosivos para ações ilegais, mas eles estão mais presentes e trazem mais benefícios do que você imagina. São fundamentais para construção de estradas, túneis, pontes, ferrovias – dentre outros exemplos da construção pesada, mas principalmente para Mineração.

O uso de explosivos data do século IX, quando chineses, ao misturarem cerca de 65 % de salitre (NaNO3), 20% de carvão e 15% de enxofre em massa, criaram a chamada pólvora. A partir de então as guerras tomaram outra direção, uma vez que a pólvora passou a ser o principal “ingrediente” para os armamentos bélicos.

Com o passar do tempo e o avanço da química, novos explosivos foram sendo descobertos. O mais famoso dentre tais avanços nesse sentido, foi através do então pesquisador Alfred Bernhard Nobel (1833-1896), o criador do prêmio que leva o seu nome: Nobel.

Alfred Bernhard Nobel, após o trauma de perda de cinco pessoas em uma fábrica de sua propriedade, incluindo nesse acidente a perda do irmão, obcecou-se em descobrir uma forma mais segura de manuseio da nitroglicerina. Essa por sua vez foi criada pelo químico italiano Ascanio Sobrera, a partir da mistura da glicerina com ácido sulfúrico e ácido nítrico. Porém tal substância era líquida e reagia com muita facilidade o que ocasionava grandes acidentes, assim como o ocorrido na fábrica de Nobel.

Após muitos estudos e tentativas, Alfred Bernhard Nobel cria a chamada dinamite. Tal invenção, revolucionou a indústria ferroviária, uma vez que a partir de então, na construção das vias foi possível operacionalizar a construção de túneis em formações rochosas, facilitando o traçado e consequentemente, no transporte de pessoas e matérias primas.

A Mineração é a forma mais autêntica de obtenção de bens primários que permitem ao ser humano o desenvolvimento de praticamente toda cadeia produtiva, trazendo sobremaneira maior conforto e bem-estar. Contudo, para a obtenção de tais bens, é necessária a realização da explotação os quais ocorrem de forma natural nas formações rochosas da crosta terrestre. Algumas dessas rochas, dada a sua composição e arranjo de seus minerais, possuem elevada dureza, o que dificulta a sua obtenção por meio de máquinas e equipamentos de corte.

Apesar do avanço tecnológico da mineração, uma vez que existem equipamentos extremamente poderosos quando da realização de desmonte, para alguns casos, a detonação por explosivos, ainda é mais indicada, seja de ordem técnica (adequação do tamanho das partículas à planta de beneficiamento, como o caso de rochas para o uso na construção civil, britas), seja de ordem econômica (geralmente equipamentos com tais funções são muito onerosos).

É perigoso? Sim, mas depende muito de como é utilizado para valer essa afirmativa. Existe tecnologia avançada e técnicas que reduzem muito os riscos. É muito importante a capacitação de quem vai lidar com o armazenamento, transporte e manuseio de tais substâncias.

Se respeitadas todas as prerrogativas preconizadas pelas Normas Reguladoras da Mineração da Agência Nacional de Mineração, Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego e R-105 (Regulamento para Fiscalização de Produtos Controlados) do Ministério da Defesa através do Exército, a atividade passa a ser como a de uma outra qualquer, dada a adoção de medidas preventivas e de procedimentos necessários à correta utilização desses tipos de materiais tão importantes para a Mineração.

 

Wagner Araújo

Engenheiro de Minas pela UFOP, Mestrando em Geotecnia pela UFOP, Especialista em Recursos Minerais. Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FACAM. Pós-graduado em Master em Engenharia em Geotecnia pela PUC/MG. Experiência em atividades do Setor de Rochas Ornamentais e de Segurança de Barragens.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit