A CPRM tem planos para apoiar o pequeno Minerador?

por Alexandre Vidigal em 16/Oct/2020
A CPRM tem planos para apoiar o pequeno Minerador?

Por Alexandre Vidigal

 

O Serviço Geológico do Brasil tem trabalhado nesta matéria. Atualmente, todos os dados produzidos pelo SGB são disponibilizados integralmente no GeoSGB.

Produtos que tratam de remineralizadores, aproveitamento de resíduos de pequenas minerações estão em andamento e poderão incrementar o fluxo de caixa destas empresas, ao mesmo tempo também poderão apresentar novas oportunidades.

Pensando no pequeno empresário, o SGB iniciou o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de técnica de integração e análise de dados, baseado em anomalias geofísicas que disponibilizarão uma enormidade de mapas de anomalias. Estas anomalias irão permitir ao usuário refinar sua pesquisa em campo, com ações pré-definidas e com maior potencial de descoberta. Esta ação objetiva atender o pequeno minerador que, na maioria dos casos, não tem equipe de geofísicos e softwares necessários para estes tratamentos, ou seja, coloca toda a expertise do SGB na interpretação dos dados geofísicos brutos já disponibilizados.

Outra ação que está sendo desenvolvida (no prelo) são ações de apoio à criação de APL- arranjo produtivos locais, onde o SGB, em conjunto com universidades, agências e entidades de fomento, pretende atuar como um extensionista mineral, dando suporte técnico para o desenvolvimento sustentável destas ações. A questão do extensionismo foi deixada de lado em anos passados, mas este governo entende que esta ferramenta é importante para o desenvolvimento do País e melhoria na condição e rentabilidade de pequenos empreendedores.

Também encontra-se em elaboração, uma Plataforma de Geração e Difusão de Informação e Conhecimento para o Planejamento da Exploração Mineral, que visa atender do pequeno minerador as major companies (grandes empresas), bem como autoridades municipais, estaduais e o próprio governo federal. Será uma ferramenta fundamental para o planejamento e também tomada de decisão para o setor.

O SGB atua nas áreas de minerais industriais, agregados para construção civil, rochas ornamentais, agrominerais, fornecendo importantes informações técnicas relevantes para o desenvolvimento destes setores que geralmente são desenvolvidas por pequenos mineradores.

 

  

Alexandre Vidigal

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit