SAM recebe apoio do CREA-MG e IBRAM para projeto Bloco 8

por Instituto Minere em 06/Feb/2020
SAM recebe apoio do CREA-MG e IBRAM para projeto Bloco 8

A Sul Americana de Metais (SAM) recebeu significativas manifestações de apoio nesta semana. À frente de um dos maiores empreendimentos minerais a ser desenvolvido no norte de Minas ainda em fase de licenciamento, os executivos da SAM se reuniram, na segunda-feira (27), com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), para apresentar o projeto Bloco 8. A equipe do CREA-MG mostrou-se satisfeita em conhecer e discutir as tecnologias que serão aplicadas e destacou o compromisso da SAM com uma atuação responsável baseada em projetos técnicos consistentes. 'Sabemos da importância do projeto Bloco 8 não só para a região norte, mas para toda Minas e por isso o apoiamos e estaremos junto a vocês', afirmou Lucio Borges, presidente do CREA MG, ao final do encontro.

Na terça (28), a visita foi ao Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM). O presidente do Conselho, Wilson Brumer, frisou as inovações utilizadas pela SAM para garantia de segurança nas operações e disponibilidade hídrica local, bem como a relevância do projeto para o Estado e para o norte de Minas. “A visita foi uma ótima oportunidade para conhecermos um pouco mais do projeto da nossa associada, além de debater assuntos de interesse da empresa envolvendo temas como licenciamento ambiental, barragens, tecnologias, entre outros”, analisou Brumer. Ele completou que o Bloco 8 está a alinhado às diretrizes do “Guia de Boas Práticas de Gestão de Barragens e Estruturas de Disposição de Rejeitos” elaborado pelo IBRAM (http://www.ibram.org.br/).

Desenvolvido para ser sinônimo mundial de segurança e inovação, o projeto Bloco 8 é formado principalmente por um complexo minerário e uma barragem de água. Além de trazer soluções para a disponibilização dos recursos hídricos, o projeto tem como compromisso fomentar na região uma plataforma de crescimento econômico e social.

O investimento atual estimado pela SAM para o empreendimento é de 7,9 bilhões de reais tornando viável a extração de minério de ferro de baixo teor (média de 20%) e a transformação do minério do norte do estado em um produto de alta qualidade. O tratamento do material a ser realizado no local viabilizará o aumento de sua concentração de 20% para um teor de 66,5%. “Acreditamos que, em função das várias inovações tecnológicas, de processo e de engenharia, introduzidas pela SAM, o projeto Bloco 8 representará um novo paradigma para a mineração e reforça nosso compromisso de longo prazo com o desenvolvimento do norte de Minas Gerais e com o Brasil”, afirma Jin Yongshi, CEO da SAM.

A previsão é que sejam gerados 6.200 novos postos de trabalho direto durante o pico da fase de implantação do Projeto Bloco 8, e mais 1.100 empregos durante a sua operação, com produção anual de 27,5 milhões de toneladas de concentrado minério de ferro.

Segurança

Desde a concepção do projeto a segurança é a prioridade da SAM. O projeto Bloco 8 terá o sistema de depósito de rejeitos mais seguro da atualidade. Por características técnicas, a mineração de ferro de baixo teor e nas proporções do Projeto Bloco 8 não permite a realização de processos de tratamento a seco. Assim, a SAM investiu pesado na segurança para o seu sistema de depósito de rejeitos que foi projetado por empresas especializadas e auditada por consultor independente da Universidade de São Paulo – USP. O alteamento da barragem utilizada será por linha de centro. Entre outros dispositivos de segurança, para evitar a ocorrência de infiltração e consequentemente de qualquer possibilidade de rompimento, essa estrutura terá um filtro vertical que acompanhará todo o seu corpo central. Durante a operação, este corpo será separado do espelho d’água por uma área seca de rejeito com uma distância mínima de 400m. Essa distância faz com que a barragem se mantenha sempre livre de infiltrações, e cada vez mais estável.

Esse rigor na construção da barragem de rejeitos e as soluções desenvolvidas garantem total proteção para as comunidades e municípios. No Projeto Bloco 8, a cava, onde ocorrerá a extração do minério, estará localizada logo abaixo da barragem de rejeitos, representando um importante dispositivo de diminuição de risco na operação do projeto, uma vez que seria o primeiro lugar para onde o material escoaria, num caso hipotético de rompimento. Para evitar a concentração de pessoas na área, de operação da futura cava, serão utilizadas máquinas e equipamentos que operam por controle remoto.

Aproveitando sua localização, a SAM projetou um muro de contenção logo após a futura cava, onde, num caso hipotético de rompimento, todo o material ficaria restrito e confinado dentro da área da empresa, evitando que qualquer onda de rejeito chegue a quaisquer comunidades.
A água para o Projeto e para as comunidades
Para aumentar a geração de benefícios sociais no norte de Minas e para atendimento às suas atividades, a SAM construirá a barragem de água do rio Vacarias, nos municípios mineiros de Padre Carvalho e Fruta de Leite.

A construção dessa barragem permitirá a disponibilização de água às comunidades locais. Com distribuição prevista pelo Governo do Estado haverá uma quantidade de água que permitirá o atendimento de mais de 640 mil pessoas por dia superior à população de Montes Claros, com cerca de 400 mil habitantes.

Após a sua construção, a SAM realizará, também em conjunto com o Governo de Minas, um projeto de irrigação de 950 hectares para fortalecimento da agricultura familiar na região – uma demanda da população rural local. A empresa distribuirá os kits de irrigação e a proposta é incentivar culturas que possam ser adquiridas pela própria mineradora em suas atividades. Um exemplo é o milho e mandioca que serão utilizados em forma de amido no processo de concentração do minério.

Ainda em relação à questão hídrica, o Projeto Bloco 8 será uma das operações com maior nível de reaproveitamento de água no país. Durante a operação, 95% da água utilizada no empreendimento será recirculada e reutilizada.

A SAM construirá ainda outra barragem de água na região de seu projeto Bloco 8 para atendimento à população local. A Barragem de água do Córrego do Vale será construída especificamente para atendimento ao Vale das Cancelas que é a comunidade mais próxima de seu futuro empreendimento, atualmente com cerca de 2800 moradores. A barragem a ser construída disponibilizará água suficiente para atender até 10 mil pessoas no local.

Sobre a SAM

Sul Americana de Metais – SAM é uma empresa brasileira com sede em Minas Gerais que tem atuação voltada para extração e comercialização de minério de ferro. Criada em 2006, a SAM é controlada pela empresa Honbridge Holdings Ltda. e possui escritórios nas cidades mineiras de Salinas, Grão Mogol e Belo Horizonte.

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit