O que é Pesquisa Mineral?

por Marcela Tainã em 28/Nov/2019
O que é Pesquisa Mineral?

O objetivo principal da pesquisa ou exploração mineral é a descoberta de depósitos minerais cujas dimensões, formato e teores lhe permitam a explotação de forma lucrativa na crosta terrestre.

Esta atividade tem se tornado cada vez mais desafiadora diante do fato de que o ser humano já praticamente ter percorrido toda a superfície terrestre em busca de bens minerais, principalmente na segunda metade do século XX. Entretanto trata-se de uma busca incessante de recursos para alimentar as demandas crescentes da sociedade. Aliado a isso há a descoberta e evolução do conhecimento que envolve a busca de novas tecnologias e utilização de novos elementos existentes na crosta terrestre, a exemplo do nióbio, das terras raras e do lítio. Outro fator de extrema importância é a atenção e organização de todo o processo de forma a ser executado as claras em observância aos três pilares que sustentam hoje a indústria mineral: a materialidade, transparência e competência técnica. Diante deste cenário a pesquisa mineral ainda é uma atividade crítica que requer crescentes inovações e busca por maior organização.

A pesquisa mineral compreende, entre outros, os seguintes trabalhos de campo e laboratório:

  • Levantamentos geológicos pormenorizados da área a pesquisar, em escala adequada;
  • Estudos dos afloramentos e suas correlações;
  • Levantamentos geofísicos e geoquímicos;
  • Abertura de escavações (e.g. galerias)
  • Execução de sondagens no corpo mineralizado identificado em superfície e em seu entorno;
  • Amostragens sistemáticas
  • Análises físicas e químicas das amostras superficiais, provenientes de escavações e de testemunhos de sondagens;
  • Ensaios de beneficiamento dos minérios ou das substâncias mineralizadas, para obtenção de concentrados aproveitáveis pela indústria mineral e pelo mercado.

A falta de estudos geológicos criteriosos, leva frequentemente a tomadas de decisão equivocadas e ao abandono de empreendimentos.

 

 

Marcela Tainã

Membro do Australian Institute of Geoscientists AIG. Bacharel em Geologia (USP), é especialista em Amostragem, QA/QC e Avaliação de Recursos. Participou como CP/ QP e implementação de programas de QA/QC (Quality Assurance and Quality Control) em projetos de grandes players nacionais. Vasta experiência também em modelamento geológico e Geometalurgia.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit