142 Anos da Escola de Minas: Com a Mente e o Martelo

por Instituto Minere em 10/Oct/2018
142 Anos da Escola de Minas: Com a Mente e o Martelo

“Cum mente et malleo”

Para se falar sobre a Escola de Minas, temos que começar pelo seu criador: Claude Henri Gorceix era francês de Saint-Denis des Murs. Nasceu em 1842 e aos 24 anos formou em ciências físicas e matemáticas pela Escola Normal Superior de Paris. Se tornou professor de Ciências Físicas e Naturais no Liceu de Angoulême. Depois, Preparador de Geologia na Escola Normal Superior da França. Em 1869 foi para a Grécia como professor do curso de ciências da famosa Escola Francesa de Atenas. Mais tarde, reassume seu cargo de assistente de Geologia na Escola Normal Superior.

Dom Pedro II, o monarca luso brasileiro, convidou o Professor Gorceix para fundar uma escola de minas no Brasil. A escolha do local foi feita por Gorceix, que após meticuloso concluiu que Ouro Preto era o local ideal para sede da escola devido à riqueza geológica da região que facilitaria o aprendizado dos estudantes. Em relatório enviado ao Imperador, a cidade de Ouro Preto era descrita pelo ilustre fundador da Escola de Minas da seguinte forma:

'Em muito pequena extensão de terreno, pode-se acompanhar a série quase completa das rochas metamórficas que constituem grande parte do território brasileiro e todos os arredores da cidade se prestam a excursões mineralógicas proveitosas e interessantes.'

Claude Henri Gorceix

A Escola de Minas foi inaugurada no no dia 12 de Outubro de 1876, num sobrado na Rua Padre Rolim e, 16 anos após, transferida para o antigo Palácio dos Governadores, na praça central de Ouro Preto. O projeto seguiu o modelo da Escola de Minas de Saint-Etiéne. As aulas seriam em tempo integral, com aulas inclusive aos sábados e domingos, para formar profissionais em um curto espaço de tempo. Além disso, seriam ofertadas bolsas para os alunos menos favorecidos, programa que ainda hoje é mantido na Escola. Além de fundador e primeiro diretor da Escola de Minas, Gorceix foi professor de mineralogia, geologia, física e química.

No mesmo Palácio, na praça central de Ouro Preto, no dia 12 de Outubro 2016, a Escola de Minas, respeitada senhora e cumpriu e cumpri a missão de desenvolver a mineração e metalurgia no Brasil, completa 140 anos de majestade.

A Escola de Minas de Ouro Preto é conhecida pela excelência acadêmica e desenvolvimento tecnológico, oferecendo cursos de graduação, pós graduação, mestrados profissionais e mestrados e doutorados, com o foco na aprendizagem prática, que garantem a formação sólida dos alunos, proporcionando o fortalecimento da economia e o crescimento do país. 

Instituto Minere

Somos uma escola especializada em desenvolvimento profissional e tecnológico. Aqui você vai poder aprender com quem é referência e com foco no uso prático das ferramentas de suporte à mineração, geologia, meio ambiente, geotecnia e barragens. Estamos aqui para mudar o panorama do ensino profissional no Brasil.

Deixe seu Comentário

Você também pode se interessar

© Instituto Minere

by nerit